HE muda sistema de compras, baixa custos e garante estoque e qualidade

DSC_0408 O Hospital Escola (HE) da UFPel está comprando a grande maioria de seus bens e insumos por licitações feitas pela Universidade, ao contrário do que ocorria até o fim de 2012, quando as compras eram realizadas de forma direta, sem licitação.

Demonstrativo elaborado pela Gerência Administrativa do HE aponta que as compras diretas feitas pela FAU para o HE caíram de 79,89 por cento, do fim de 2012, para 25,82 por cento, em julho de 2014. Ao mesmo tempo, a parcela de aquisições por licitações feitas pela UFPel cresceu, no mesmo período, de 20,11 para 74,18 por cento. A meta é que as compras diretas fiquem apenas em cinco por cento do total de aquisições.

Desta forma, O HE da UFPel ajusta seus processos de compras e aquisições ao recomendado pelas boas práticas da administração pública e pelos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria Geral da União (CGU).

O novo procedimento, colocado em prática pela gestão que assumiu o HE em 2013, resulta em diminuição de custos, maior garantia de qualidade dos produtos e é responsável, após anos de fechamento deficitário, por um exercício superavitário no ano passado de quase R$ quatro milhões, e por um estoque no valor de R$ 4,5 milhões, fato inédito na história do Hospital.

As compras obedecem a processos padronizados e são realizadas conforme um planejamento de necessidades. A medida garante, por exemplo, que não faltarão medicamentos e outros insumos essenciais aos pacientes.

DSC_0511 As aquisições englobam medicamentos em geral e específicos, produtos de alimentação enteral e parenteral, soros, materiais hospitalares, gases, filmes de raio-x, materiais de limpeza e de expediente, gêneros alimentícios, tecidos hospitalares e kits reagentes para laboratório de análises clínicas.

Diagnóstico
Após assumir a direção do Hospital Escola, em janeiro de 2013, a atual gestão iniciou o diagnóstico dos processos de trabalho em todos os setores assistenciais e não assistenciais do hospital. No setor financeiro e compras foi detectado que as aquisições em geral eram realizadas de forma direta, ou seja, sem processo licitatório.

Em março de 2013 ocorreu uma auditoria do Tribunal de Contas da União – TCU, com foco nos processos de compras de insumos e medicamentos hospitalares.

O achado principal da auditoria foi o mesmo identificado no diagnóstico já realizado pela atual gestão, de que o grande volume das compras era efetuado de forma direta (79,89%), em descumprimento à Lei 8666 de Licitações e Contratos.

Também foi identificado que as compras apresentavam significativas oscilações de preços, além da falta de padronização nos descritivos técnicos, o que acabava por acarretar, indiretamente, uma variação significativa na qualidade dos insumos adquiridos. Transcorrido pouco mais de um ano, o cenário mudou radicalmente, como pode ser visto no gráfico abaixo.

grafico linha

Resultados
A diretora geral do HE, Julieta Fripp, ressalta os resultados destas mudanças. “O uso racional dos recursos públicos é nossa preocupação. A adoção das licitações como método prioritário de compras resulta na qualidade dos produtos, em garantia de estoque e principalmente em custos adequados. Fruto de tudo isso, os pacientes ganham um atendimento muito melhor”, festeja. A redução nos custos resultou em mais de R$ três milhões em economia e o acréscimo de novos itens nos estoques.

O reitor Mauro Del Pino observa que o esforço no bom uso dos recursos públicos é feito em toda a Universidade, com vistas a reverter uma cultura dominante na Instituição até o fim de 2012. “A regra não era a de licitações”, lembra o reitor.

Del Pino diz que o Hospital foi um dos primeiros setores a concentrar os esforços da Gestão na reversão do quadro porque os recursos para a saúde são sempre mais escassos e também pelas recomendações dos órgãos de controle. “Nosso HE já é exemplo, em todo o país, nos procedimentos de compras e aquisições”, sublinhou o reitor.

Encontro
DSC_0456 O assunto foi o foco da quinta edição da Café com a Direção, encontro realizado periodicamente no HE para mostrar à comunidade do Hospital aspectos de seu interesse. No Café desta quinta-feira (21), como ocorreu nas edições anteriores, foi apresentado um vídeo elaborado pela Assessoria de Comunição do HE sobre o tema. Todos os vídeos feitos para as edições do Café com a Direção podem ser vistos em   https://www.youtube.com/channel/UCPOJp7U46sRBPUComzuXRbg.

Publicado em 21/08/2014, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Gestão, Hospital, licitações.