Lançada a Chamada para compra de alimentos da agricultura familiar

DSC_0158 DSC_0171 A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através da Fundação de Apoio Universitário (FAU), está dando mais um passo no apoio à agricultura familiar e na oferta de uma alimentação saudável à comunidade universitária.  Nesta sexta-feira à tarde, 25 de julho, Dia do Colono, a FAU lançou a Chamada Pública para atender à demanda de alimentos dos restaurantes-escola da UFPel.  A cerimônia ocorreu no auditório da Agência da Lagoa Mirim (ALM), com as presenças de diversas autoridades e representantes do setor primário. O edital prevê a aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar e demais beneficiários, por meio da modalidade Compra Institucional, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com dispensa de licitação.

A comunidade acadêmica desfruta de uma alimentação mais nutritiva e saudável desde novembro de 2013, quando a Gestão da UFPel começou a promover mudanças no RE,  incluindo no cardápio alimentos orgânicos oriundos da agricultura familiar, livres de agrotóxicos e outras substâncias. A inserção desses produtos é hoje em torno de 46 por cento de tudo que é usado nos restaurantes. Estima-se que, com a Chamada Pública, passe a ser de aproximadamente de 75 por cento vindos da agricultura familiar.

Esta proposta faz parte da política de gestão da atual administração da UFPel que, através da FAU, assinou no dia 4 de junho um Termo de Cooperação com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). A assinatura visa à comercialização de gêneros alimentícios da agricultura familiar através do PAA, o que fortalece o projeto de desenvolvimento deste setor.

Podem participar os agricultores familiares organizados com produção orgânica, agricultores familiares organizados, agricultores individuais com produção orgânica e os agricultores individuais. Serão priorizados os agricultores familiares com produção orgânica e aos grupos de mulheres.

O período compreendido para a compra dos alimentos será da data da assinatura do contrato, de 1º de setembro de 2014, até 28 de fevereiro de 2015. Os interessados deverão apresentar a documentação para habilitação e proposta de venda até 8 de agosto, às 9h, na sede funcional da Fundação de Apoio Universitário, na rua Lobo da Costa, 859, centro de Pelotas. Confira o edital em  CHAMADA PÚBLICA FAU Nº 001-2014_PAA .

Lançamento

Na cerimônia de lançamento da Chamada Pública, o reitor Mauro Del Pino disse que o momento era de conquista coletiva de uma política alimentar, para servir saúde e buscar uma sociedade sustentável. “É uma maneira também de aquecer a economia local, diminuir custos econômicos e ambientais e promover o consumo de alimentos de época e orgânicos”, observou. Del Pino considerou ainda que o trabalho contribuirá na formação dos profissionais na Universidade, com reflexos inclusive nos currículos.

O presidente das três Fundações de Apoio da UFPel, Cristiano Pinheiro, fez um relato do trabalho de um ano e meio que resultou no lançamento da Chamada. Falou sobre a vontade de solucionar o problema da aquisição de alimentos dos restaurantes e o descobrimento do PAA como solução. Ressaltou as parcerias com a Emater, com o Capa, com a SDR e com a própria UFPel no projeto. “Hoje vemos o resultado de tudo isso”, sublinhou.

Conforme Pinheiro, os REs da UFPel servem de 76 mil a 91 mil refeições por mês. A Chamada Pública propiciará a compra de 162 toneladas de 142 tipos diferentes de produtos, passando o percentual de alimentos oriundos da agricultura familiar usados nos REs a 75 por cento. Os recursos investidos em tudo isso, em seis meses, estarão entre R$ 700 mil e R$ 920 mil. De acordo com o presidente das Fundações, serão 115 famílias de produtores beneficiadas na região.

Já a coordenadora do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa) e representante do Fórum da Agricultura Familiar, Rita Miriam Gonçalves, parabenizou a UFPel e a FAU pela iniciativa. “Estamos fortalecendo e recuperando a cultura da produção de alimentos e a agricultura familiar”, assinalou.

A importância da aproximação e da articulação entre as instituições parceiras foi ressaltada pela gerente regional da Emater Pelotas, Karin Peglow. “O trabalho coloca a Universidade como promotora do desenvolvimento regional e valorizadora da organização dos agricultores”, afirmou.

O representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Antônio Queiroz Filho, lembrou a construção do PAA e da sua política pela SDR e a chegada deste conjunto de ações aos produtores. “A base do trabalho da SDR é assistência técnica e extensão rural”, observou. Ele parabenizou a UFPel por ser a primeira universidade gaúcha a lançar mão do PAA. “Isto mostra o compromisso social da UFPel”, elogiou.

DSC_0196 Convidado a se pronunciar no evento, o produtor familiar Egon Hellwig, da Cooperativa Copame, de Monte Bonito, disse que por conta da compra da Universidade os agricultores têm sua renda aumentada. “Penso que este programa pode servir de incentivo para que os jovens permaneçam trabalhando na agricultura”, projetou.

Publicado em 25/07/2014, nas categorias Destaque, Notícias.