Constituinte terá mais debates sobre Método

DSC_8030 Em reunião ordinária ocorrida na manha desta terça-feira (22), o Conselho Universitário deliberou sobre o tema da Constituinte Universitária.  Em pauta a proposta de metodologia a ser utilizada no processo participativo de Constituinte, que tem por objetivo elaborar o Projeto Institucional e atualizar o Estatuto e o Regimento Geral da Universidade, sintonizando a UFPel com a atualidade e com o desenvolvimento sustentável da sociedade, tendo em vista que o Estatuto utilizado atualmente data de 1969.

A proposta em discussão foi redigida a partir do consenso entre três apresentadas ao Conselho Universitário em reuniões anteriores, a da Reitoria, a do professor do curso de Jornalismo Ricardo Fiegenbaum e a do diretor do ICH, Sydnei Vieira. Tal proposta foi apresentada e discutida na ASUFPel, ADUFPel e Fórum por uma Estatuinte Universitária Democrática e Soberana.

O Conselho Universitário deliberou, após ampla discussão sobre o tema, pela criação de um cronograma que tem por objetivo a mobilização da comunidade acadêmica no retorno das aulas no segundo semestre, bem como o aprofundamento do debate em torno da metodologia da constituinte.

No período de 18 a 22 de agosto, primeira semana de aulas, serão realizadas atividades de esclarecimento e mobilização em torno do tema Constituinte Universitária. Para a semana seguinte estão previstas duas atividades: dia 26 de agosto, às 19h, um grande debate na comunidade sobre a proposta de metodologia apresentada ao Consun e, no dia 28 de agosto, continuidade dos debates nas unidades acadêmicas. As atividades acadêmicas serão suspensas durante essas duas atividades, que serão divulgadas em todos os veículos de comunicação da Universidade. O calendário culminará no dia 1º de setembro, quando a proposta de metodologia será votada em nova reunião do Conselho Universitário. Também foi deliberado, quanto ao cronograma da Constituinte Universitária, que o processo será concluído até dezembro de 2015.

Vigília
DSC_8211 No inicio da reunião, os conselheiros aprovaram a participação do Fórum por uma Estatuinte Universitária Democrática e Soberana. Os representantes do Fórum fizeram a leitura de uma Carta Aberta aos membros do Conselho, solicitando o adiamento da votação da proposta de metodologia para que a comunidade possa ampliar o debate sobre o tema. Durante a reunião, membros da comunidade acadêmica realizaram vigília na frente do Lyceu.

Publicado em 23/07/2014, nas categorias Destaque, Manchete, Notícias.