Início do conteúdo

Medidas temporárias visam garantir funcionamento da Internet durante a Copa

Devido ao grande volume de tráfego de dados registrado no campus Anglo durante a Copa do Mundo, a UFPel adotou medidas temporárias para garantir o funcionamento da Internet. Dentre estas medidas, foram adotadas novas políticas de QOS (Quality of Service – refere-se à garantia de largura de banda) e bloqueios a sites que consomem uma grande fatia da banda de internet.
A UFPel aguarda a chegada de um novo link contratado via RNP (Rede Nacional de Pesquisa) desde o início deste ano, tendo a sua efetiva entrega adiada. A empresa justifica que devido as obras na BR 116, está impedida de construir a infraestrutura necessária para trazer o link do provedor sediado em Porto Alegre. Desde fevereiro deste ano, a fibra óptica necessária para conexão está instalada, conforme noticiado em https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2014/02/18/obras-garantem-futura-conexao-de-internet-anglo/.
Neste momento o Núcleo de Infraestrutura de TI da Coordenação de Tecnologia da Informação avalia novas propostas de contingência e viabilidade de contratação de link exclusivo para o Anglo, já que hoje a internet é compartilhada com o campus das Ciências Sociais (Cead, FAUrb, FaE, ICH e Ifisp).

Publicado em 27/06/2014, na categoria Notícias.