Orquestra UFPel em performance de sucesso

DSC_6395Integrando a programação cultural da Livraria da UFPel e do Museu do Doce para o Casarão 8, a Orquestra UFPel realizou, nesta terça-feira(24), no Casarão 8 da praça Coronel Pedro Osório, o concerto do Barroco ao Chamamé. A apresentação foi uma prévia do que será apresentado no terceiro Encontro Brasileiro de Orquestras, em Chapecó-SC, no próximo dia 28 de junho.

DSC_6408A primeira edição do Concerto no Casarão contou com a presença de estudantes e professores do Projeto de Extensão Desafio Pré-Vestibular da UFPel, que desde 1993, auxilia na formação de estudantes da Universidade, através da prática pedagógica, e no preparo de estudantes oriundos de escolas públicas para ingresso na Universidade.

A Orquestra planeja para o segundo semestre uma série de concertos didáticos em escolas da zona rural de Pelotas e saraus em parceria com o Museu do Doce e a Livraria da UFPel.

O título “do Barroco ao Chamamé” se deve ao fato de o programa ser composto por músicas do período barroco, nas obras de Handel e Vivaldi, e pelo menos um arranjo de um chamamé de Tránsito Cocomarola.

O arranjo de Tiago Ribas pretende ser o primeiro de uma série de outros arranjos para cordas de música tradicional pampeana, a serem executados pela Orquestra UFPel. No chamamé o tratamento das cordas fogiu ao convencional, contando com um toque mais percussivo, tanto na maneira de tocar os instrumentos, quanto pelo uso do recurso percussivo (mão no corpo do instrumento, col legno, etc). Tanto a escrita quanto a maneira de tocar (dinâmicas, timbres, etc) se basearam no idiomatismo próprio da gaita ponto e do violão, resultando em uma sonoridade e um sotaque característicos do chamamé tradicional.

Neste concerto, o período barroco se aproximou do Chamamé pelo uso das danças, como o Minueto e o Rigaudon, da Suíte “Música Aquática”, de Handel, apresentgado na primeira parte do programa. O programa ainda contou com um Concerto Grosso de Handel e um Concerto para flauta e orquestra (“La tempesta di mare”), de Vivaldi, com acadêmicos do curso de Música da UFPel como solistas.

Histórico
A Orquestra UFPel fez sua estreia em julho de 2011, no Salão Milton de Lemos, do Conservatório de Música, consolidando a reativação da prática orquestral no Conservatório de Música.

Em outubro de 2011, a orquestra participou da Sétima Edição do Festival de Cordas Nathan Schwartzmann, em Uberlândia, a convite do organizador do evento. O Festival de Cordas Nathan Schwartzman promove o encontro de orquestras formativas, alunos e professores de instrumentos de cordas, de vários lugares do país, e tem se caracterizado pela inclusão e colaboração de instituições federais de ensino de música do Brasil. Na sétima edição, participaram, juntamente com a UFPel, a UFU (Universidade Federal de Uberlândia), a UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei), a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), a Ufal (Universidade Federal de Alagoas), e a UFPI (Universidade Federal do Piauí). Os alunos puderam ter aulas com professores universitários de vários lugares do país, e também com professores estrangeiros convidados, vindos das Universidades de Houston e do Texas.

Em dezembro de 2011, a orquestra participou de um concerto de natal em integração com os alunos do projeto “Doce flauta de Pelotas”, coordenado pelo professor Werner Ewald e pela professora Lelia Diniz.

Em outubro de 2012, a convite da Fundação Cultural de Carazinho, a orquestra realizou o concerto “Clássicos do Cinema”, em integração com a Orquestra Sinfônica de Carazinho e músicos da OSPA.

Em dezembro de 2012, a orquestra realizou concerto em Passo Fundo, em integração à Orquestra da UPF e o Coro Resonare, apresentando o Oratório de Natal de Camille Saint-Säens e o Concerto Grosso “fatto per la notte di natale”, de Arcangelo Corelli, tendo alunos da UFPel como solistas.

Em junho de 2013, a orquestra participou do Segundo Encontro Brasileiro de Orquestras, em Chapecó, apresentando-se diante de um público de mais de mil pessoas. Segundo as palavras do professor Gustavo Malfatti, organizador do evento e regente da Orquestra UnoChapecó e da Orquestra Sinfônica de Chapecó, a Orquestra UFPel surpreendeu a todos e destacou-se pela qualidade musical, sendo exemplo e inspiração a outros grupos que se dedicam à formação da prática de orquestra.

Atualmente, a orquestra é composta por dezesseis instrumentistas (sete violinos, três violas, três violoncelos, dois contrabaixos, uma flauta), acadêmicos e extensionistas da UFPel, participantes voluntários do programa de extensão “Orquestra UFPel”, o qual visa a oferecer gratuitamente orientação na prática de orquestra a instrumentistas da comunidade, assim como promover concertos públicos e gratuitos na comunidade de Pelotas e região, concertos didáticos para estudantes de escolas públicas, apresentações em eventos no âmbito acadêmico, concertos de integração com orquestras formativas de outras localidades, e a participação em festivais e encontro de orquestras.

Dentre os concertos realizados em integração com orquestras de projetos de outras localidades, destacam-se e o concerto “Clássicos do Cinema”, realizado na cidade de Carazinho, em integração com a Orquestra Sinfônica de Carazinho, músicos da Ospa e coros da região (outubro de 2012) e o “Oratório de Natal”, realizado na cidade de Passo Fundo, integrando estudantes de música da região de Passo Fundo e Carazinho, alunos do curso de música da UPF e do Núcleo Suzuki de Passo Fundo, e o coro “Resonare”, de Passo Fundo.

Em participação em festivais e encontros de orquestra, a Orquestra UFPel já se apresentou no 7º Festival de Cordas Nathan Schwartzmann, em Uberlândia-MG (outubro de 2011) e do 2º Encontro Brasileiro de Orquestras, em Chapecó-SC (julho de 2013).

A orientação musical e regência da Orquestra UFPel é feita pelo professor Tiago Sabino Ribas.

Publicado em 26/06/2014, na categoria Notícias.