Estudantes do IFISP na luta por uma eleição com voto universal

DSC_0201Na manhã desta segunda-feira (23) estudantes da graduação e da pós-graduação do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFISP) procuraram a Reitoria com o objetivo de pedir apoio na luta para que as eleições da unidade sejam realizadas usando o voto universal.

Ao entregar um abaixo-assinado com mais de cem assinaturas, os estudantes informaram ao reitor Mauro Del Pino que a decisão pelo voto paritário qualificado foi feita sem discussões e consulta a comunidade acadêmica da Unidade. Para o estudante Claudio Corbo, o fato é um retrocesso levando em consideração que os cursos do IFISP trabalham muito o tema da democracia.

O reitor Mauro Del Pino salientou a importância da democracia dentro da Universidade destacando que a Administração Superior defende que as eleições, pelo menos, estejam baseadas na paridade como forma de inserir a comunidade de forma democrática na escolha de seus dirigentes. “Precisamos evoluir nos processos democráticos dentro da Universidade”, disse.

Abaixo-assinado
No texto do abaixo assinado os estudantes pedem que o processo eleitoral do IFISP para nova direção seja cancelado, pois “o modelo imposto sem consulta prévia aos estudantes, Paritário Qualificado, privilegia um pequeno grupo, e deixam de lado estudantes e professores que são maioria nesta universidade”. Os estudantes concluem o documento pedindo o apoio do reitor na busca pelo voto universal. “O voto universal nos parece muito mais democrático e muito menos ditatorial”.

Publicado em 24/06/2014, na categoria Notícias.