Início do conteúdo

Professor Moacir Elias, da FAEM, toma posse na Academia Pelotense de Letras

10441128_874220415926570_5463095437546123373_nO professor da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) Moacir Cardoso Elias foi empossado na última sexta-feira (13) como integrante da Academia Pelotense de Letras. O agora chamado “imortal” ocupará a cadeira de número 36, cujo patrono é o coronel Thomaz Luiz Osório.

Elias teve como paraninfo o diretor da FAEM, professor Manoel Luiz Brenner de Moraes, que, em seu discurso, ressaltou a carreira de destaque na área acadêmica vivida pelo seu afilhado. Destacou as mais de 100 participações como conferencista em eventos no Brasil e exterior, os seus 10 livros publicados e as centenas de artigos do qual é autor ou colaborador, além da incontável quantidade de trabalhos realizados sob sua orientação. Moraes finalizou sua fala comparando a trajetória do novo acadêmico àquela descrita no poema situado na entrada do castelo do pecuarista e diplomata Joaquim Francisco de Assis Brasil: “Bem-vindo à mansão que encerra dura lida e doce calma: o arado que educa a terra; o livro que amanha a alma”.

Em seu discurso, o professor homenageado relembrou as horas passadas em claro escrevendo cada livro, capítulo ou artigo. Em um resgate de sua história, Moacir contou ser filho de uma família de agricultores, tendo sido alfabetizado pela mãe. Buscando formação, ele migrou para Pelotas a fim de estudar no Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG), de onde pensou em desistir devido à saudade. Ele contou também do início da sua trajetória no magistério, iniciada ainda enquanto estudante de Agronomia. No entanto, apesar de todas as dificuldades, ele chega ao presente momento com mais de 40 anos dedicados à carreira docente na UFPel.

O novo imortal disse ter aceitado o convite à compor a Academia como um desafio: “Hoje é um dia muito feliz pra mim. Sem a escrita, não podemos comunicar aquilo que aprendemos nos campos”.

Publicado em 16/06/2014, na categoria Notícias.