Mauro Del Pino participa do Encontro Mundial de Reitores

REITOR VIAGEM NO PERUO reitor da UFPel, professor Mauro Del Pino, participou, na última terça-feira(10), do Encontro Mundial de Reitores, realizado em Lima, Peru, com o tema “A cooperação Internacional Universitária ante os desafios da globalização”. O evento integrou a programação do XV Encontro Internacional Virtual Educa Peru 2014, instituído pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e pelo governo do Peru.

A programação do evento incluiu conferências e painéis sobre a autonomia universitária como garantia para a cooperação internacional, alianças interinstitucionais, acordo entre a Assembléia de Reitores do Peru e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, com a criação do Programa de Mobilidade de Estudantes Brasil-Peru.

Ao final do encontro foi firmada a Declaração de Lima, reafirmando princípios sintonizados com o tema do encontro – a cooperação internacional universitária ante os desafios da globalização.

REITOR VIAGEM NO PERU 001O documento conclui que as condições de diversidade em que se produz o conhecimento moderno requerem um diálogo frutífero entre sociedades de diferentes níveis de desenvolvimento e diversidade de culturas, que são a fortaleza da humanidade. “As Universidades se comprometem a liderar este processo fundamental para alcançar esta visão. Nos comprometemos a manter um diálogo permanente e relações de cooperação efetivas entre as universidades do mundo, com a finalidade de entregar às gerações futuras uma instituição capaz de fazer frente aos desafios do século XXI”, sublinha o temo assinado.

“Frente aos desafios da globalização, precisamos formar cidadãos capazes de responder de forma criativa e crítica às situações emergentes, de forma a garantir a liberdade de pensamento e de produção científica e tecnológica”, afirma o reitor da UFPel. Segundo Mauro Del Pino, a cooperação estabelecida neste encontro colabora com o objetivo de entregar às gerações futuras uma sociedade com menos desigualdades e um mundo mais sustentável.

Distinção
Na oportundiade, o reitor da UFPel recebeu da Municipalidade Distrital de San Miguel (Lima) a Moneda de La Media Luna e o Diploma al Mérito, condecorações outorgadas às personalidades mais destacadas do mundo acadêmico, “que com a sua trajetória e exemplo conseguem que o cidadão se identifique com eles, e que as gerações vindouras os reconheçam como fator de coesão e de orgulho”.

Publicado em 13/06/2014, na categoria Destaque.