Campus Capão do Leão: reunião define ações para melhorar transporte

Lideranças do movimento Pé na Catraca estiveram reunidas na noite desta quarta-feira (12) com a vice-reitora da UFPel, Denise Gigante, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha, e o coordenador de Relações Interinstitucionais, Hemerson Pase. O encontro, realizado no gabinete da vice-reitoria, serviu para tratar da falta de qualidade no transporte metropolitano que faz a linha até o Campus Capão do Leão.

As reclamações dos estudantes são as mais diversas: superlotação nos carros, alta velocidade praticada pelos motoristas dos coletivos, entre outras. Em um momento de desabafo, um dos alunos chegou a imaginar as graves consequências que ocorreriam caso acontecesse um acidente com os ônibus nessas condições, preocupação essa compartilhada pelos demais presentes.

Foram sugeridas diversas formas de soluções para o problema, entre elas a volta ao fretamento de ônibus por parte da universidade para atendimento do transporte. No entanto, todas as possibilidades passam por um estudo de viabilidade, que ainda tem que ser realizado. “Precisamos desse estudo para dar continuidade à discussão”, explicou Denise.

Entre os encaminhamentos definidos na reunião, que já podem ser implementados, estão a criação de um endereço de e-mail para recolher reclamações e denúncias de irregularidades nas linhas de transporte coletivo. As mensagens serão recebidas diretamente no serviço de Ouvidoria da universidade. Estas demandas, então, serão encaminhadas para a Metroplan, responsável por fiscalizar o serviço. Além disso, está sendo preparada audiência pública para tratar do tema, com data ainda por ser definida.

Publicado em 12/06/2014, na categoria Notícias.