Início do conteúdo

Entre as dez melhores do Brasil

DSC_0162 A UFPel está entre as 10 melhores instituições de pesquisa e inovação do Brasil. A conclusão é do Centro de Estudos de Ciência e Tecnologia (CWTS na sigla em inglês), respeitado instituto interdisciplinar da tradicional Universidade de Leiden, na Holanda. O CWRS Brazilian Research Ranking 2014 avaliou o desempenho científico de 110 organizações (não somente universidades) do país com base em publicações feitas por elas ao longo de 10 anos, no período entre 2003 e 2012.

Utilizando um sofisticado conjunto de indicadores bibliométricos, a pesquisa possibilitou medições altamente precisas a respeito do impacto científico destas instituições e de seu envolvimento na colaboração científica.

O CWTS Brazilian Research Ranking (BRR) 2014 fornece estatísticas, não só com relação à ciência como um todo, mas também no que concerne às seguintes grandes áreas científicas: Ciências cognitivas e da saúde, Ciências ambientais e da Terra, Ciências da vida, Matemática, Ciência da Computação e Engenharia, Medicina, Ciências naturais e Ciências Sociais.

O objetivo é estudar a dinâmica da pesquisa científica e suas conexões com a tecnologia, a inovação e a sociedade. O ranking, que pode ser encontrado no link, é baseado nas publicações indexadas via “Web of Science” e no impacto científico destas publicações: o número de citações que receberam e a menção a elas, no período selecionado, em pelo menos 10% dos artigos mais relevantes nas áreas analisadas.

A fim de identificar as diferentes instituições, o CWTS conta com especialistas brasileiros. As publicações foram atribuídas às instituições com base em sua configuração mais recente e alterações em suas estruturas organizacionais efetuadas até 2013 foram levadas em consideração.

Por padrão, o BRR reporta indicadores que independem de tamanho, metodologia que permite comparar instituições menores com instituições maiores. Como alternativa aos indicadores do tipo que independem do tamanho, a BRR também pode relatar indicadores que dependem do tamanho, os quais fornecem uma estatística geral das publicações de uma instituição. Um exemplo disso é o número total (ao invés da média) de citações das publicações de uma instituição. Indicadores que dependem do tamanho são fortemente influenciados pelo tamanho de uma instituição (por exemplo, a produção total de publicação de uma instituição) e portanto tende a ser menos útil para fins de comparação.

Publicado em 10/06/2014, em Destaque, Manchete.