Início do conteúdo

UFPel receberá Circuito Tela Verde

A Universidade Federal de Pelotas, através do curso de Gestão Ambiental, está entre as instituições selecionadas pelo Ministério do Meio Ambiente para a exibição da 5ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente – Circuito Tela Verde. O Circuito Tela Verde é uma iniciativa do Ministério do  Meio Ambiente coordenada pela Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC, executada pelo Departamento de  Educação Ambiental, em parceria  com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura  – MinC, e tem entre seus objetivos o estimulo à produção  audiovisual independente, à conscientização e ao debate acerca da temática socioambiental.

São parte do Circuito Tela Verde  a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente com Temática Socioambiental e o Cine Ambiente – Edital de Curtas de Animação de um minuto. O Circuito Tela Verde ocorre em sintonia com os princípios e objetivos da Lei 9.795/99 – que institui a  Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e com o Programa Nacional de Educação Ambiental.

O Circuito promove a sensibilização, reflexão e mobilização dos públicos sobre o meio em que vivem, estimula a produção de materiais alternativos e independentes e leva filmes sobre a temática socioambiental para espaços exibidores de dentro e fora do país. A mostra também possibilita o estimulo em jovens, crianças e adultos no sentido de olhar seu meio e traduzir, em linguagem de audiovisual, suas realidades, buscando conscientizar as pessoas da importância de suas ações no processo de gestão socioambiental.

De acordo com o professor Maurício Pinto da Silva, coordenador da Mostra, em Pelotas e Pinheiro Machado, o Circuito Tela Verde será exibido na UFPel entre os meses de outubro e novembro, prevendo ainda uma parceria entre os cursos de Gestão Ambiental e Cinema. Os vídeos selecionados para esta 5ª edição abordam temáticas variadas como resíduos sólidos, consumo sustentável, biodiversidade, comunidades tradicionais, Unidades de conservação, agricultura familiar, combate ao desmatamento, entre outros temas. A programação e sinopses dos vídeos serão divulgadas em breve.

 

Publicado em 02/06/2014, na categoria Notícias.