Prograu promove Seminário Materiaidentidade

Será realizado entre os dias 5 e 7 de junho, das 14h30min as 19h30min, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUurb/UFPel) o Curso Materiaidentidade, ministrado pelos arquitetos argentinos e professores Cristian Ferrera e Atlio Pentimalli. O workshop “Materiaidentidade” busca levar os alunos a alcançar e tocar a fibra essencial da identidade Riograndense. Através da matéria, forma, texturas e estruturas, citar uma situação, um lugar, um espaço, uma atmosfera que pertence a essa terra e ao homem que nela habita.

Programa de Trabalho: ( teórico – prático )

Dia 5
Teoria: introdução ao tema / finalidade / Percepção – Apresentação – Explicação dos objetivos do Workshop. – Introdução à compreensão e significado do conceito de identidade : através da experiência visual / PowerPoint simbolizando Identidade Cultural e Paisagístico como gatilhos. (Contribuição de estudantes e professores ) .

Teoria: colagem : David Hockney / fundamentos do aplicativo como um exemplo de processos generativos . – Puzzle / Lógica de peças internas: com base na interpretação de “Instruções de vida para utilização” de Georges Perec / aplicação ao desenhos dos estudantes / trabalho FADU UBA nos últimos anos. – Exemplos de outros workshops- projetos estudantes.

Prática: Análise de material trazido pelos alunos / fotomontagem de início, colagem, peças. Explicação do projeto: Imagens , texturas, música, leitura de literatura, o contato com elementos reais, como por exemplo, Vegetação da área, utensílios, instrumentos musicais, tudo o que contém o seu próprio significado cultural e paisagístico próprio da região. Trabalho e manipulação de material fornecido por meio de modelos conceituais e modelos 3D. Analisar operando diretamente sobre a matéria e identidade.

Dia 6

Teoria: Arquitetura e Identidade / Processos práticas geradoras Exposição de imagens de arquitetura com critérios de identidade no design (PowerPoint ) . Zabludovsky Abraham / Caveri / Jean Nouvel / Wang Shu / Enric Miralles – Benedetta Tagliabue EMBT / Auto- Exemplos: Projecto Centro de Interpretação de Arte Rupestre e Vigias em Neuquén (Argentina ) / / 2011/Concurso/Mención . Projeto 30 casas em Macael (Espanha ) / / 2009/Concurso . Habitação para o turista em Las Grutas , Rio Negro (Argentina) / / 2012. Museo de Arquitetura MARQ/S.C.A. Concurso 2013-Buenos Aires. Pavilhão Argentino em Frankfurt para a Feira do Libro 2010 / Alemanha / Pavilhão da Espanha-Expo 2010 Shanghai Universal Exposição / China./ Argentina Pavilhão Expo 2010 Shanghai Universal Exposição / China.

Pratica: -elementos Aplicação / Geração colagens / inÍcio do projeto. – Criação de uma entidade ou generativos / texturas e 3D / Criação de quadros espaciais leis macroform. Análise da concepção do programa / edifício: : desenho do espaço, questões técnicas , estrutura , etc. Aspectos arquitetônicos da identidade de suas formas Riograndense. – 3d-model (físico e virtual) – Projeto de Documentação : fotografia / vídeo.

Dia 7
Entrega do projeto prático . – Exposição do Workshop: Exposição de obras e imagens projetadas do processo. – Crítica/conclusão.

Inscrições Gratuitas na secretaria do PROGRAU, telefone (53) 3284-5511

Publicado em 02/06/2014, na categoria Notícias.