Grupo apontará ações emergenciais na Química de Alimentos

IMG_1053 Admitindo como gravíssima a situação vivida pelos cursos de Química de Alimentos e Tecnologia de Alimentos, devido à interrupção da obra que restauraria as atuais instalações, o reitor Mauro Del Pino, acompanhado pela vice-reitora, Denise Gigante, e pelos pró-reitores de Graduação, Álvaro Hipólito, e de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório, realizou visita à unidade na manhã desta quarta-feira(9).

A equipe da Reitoria foi recebida pelo diretor do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA), Rui Zambiazi, e por um grupo de diretores de colegiados, docentes e estudantes, que discorreu sobre todas as carências da unidade e o momento de extrema dificuldade imposta às atividades acadêmicas, especialmente na área de pesquisa, devido à desativação de laboratórios ou sua transferência a locais provisórios.

No início do encontro, Mauro Del Pino descreveu o esforço da administração para cumprir o objetivo de dotar todas as unidades acadêmicas de condições dignas e adequadas para professores e estudantes. “Começamos a fazer o que deixou de ser feito em 20 anos. Com relação à Química de Alimentos, não contávamos com a desistência da empresa vencedora da licitação, o que gerou este caos” acentuou o reitor, lembrando que a obra foi alvo de dois processos licitatórios, sendo que o primeiro não apresentou empresas interessadas e no segundo houve a desistência do vencedor.

Depois de ouvir as queixas e reivindicações dos representantes da comunidade, incluindo professores e estudantes, ficou acertada a formação de um grupo de trabalho, que terá também a participação da Pró-Reitoria de Infraestrutura, além das duas pró-reitorias que estiveram representadas na reunião. Até o final da manhã desta quinta-feira(10), será elaborada pela comunidade do CCQFA uma lista de necessidades imediatas e de médio prazo que será levada a uma reunião a ser realizada na unidade, no período da tarde, com a presença dos integrantes da Administração Central, que completarão o grupo.

“Precisamos levantar todas as demandas e buscar alternativas objetivas”, afirmou Del Pino. Há consenso de que a necessidade mais imediata é a viabilização do funcionamento de três laboratórios: Análises Físico Químicas, Panificação e Processamento, que envolvem um grande número de disciplinas e no momento se ressentem da falta de espaço físico. Mas há demandas de toda a ordem que precisarão ser atendidas: físicas, estruturais e de segurança.

Os três laboratórios mencionados são de uso comum dos cursos da área de Alimentos, Nutrição, Química Industrial, Farmácia, Gastronomia, além dos programas de pós-graduação em Agronomia e Zootecnia.

Desde que assumiu seu mandato, a atual administração da UFPel precisou dar atenção a nada menos de sete mil solicitações de serviços e enfrenta a necessidade de intervenções nos 395 prédios da instituição. Demonstrando a atenção da Reitoria para com o CCQFA, através de obras como as adaptações do prédio de Química Industrial, a reforma no sistema elétrico e a própria obra da Química de Alimentos, não viabilizada apenas pela desistência da empresa, o reitor se mostrou sensível às cobranças.

Na reunião de amanhã também serão discutidas modificações no atual projeto de reforma do prédio, que poderá receber adequações. Entre as soluções que serão ventiladas está a adequação de espaços do Centro de Vivências para utilização acadêmica, o compartilhamento de ambientes com outros cursos e possíveis parcerias.

Publicado em 09/04/2014, nas categorias Destaque, Notícias.