Departamento de Solos recebe visita de professor americano

DSC08669O Departamento de Solos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água e a Rede do Carvão(CNPq), recebeu a visita do professor W. Lee Daniels, da universidade americana Virginia Polytechnic Institute and State University (Virginia Tech), ocorrida nos dias 13 e 14 de março. O acadêmico foi ciceroneado pelos professores Luiz Fernando Spinelli Pinto e Eloy Antonio Pauletto.

O Prof. Daniels apresentou palestra sobre a situação atual e os desafios na recuperação de áreas degradadas por mineração nos Estados Unidos, que foi seguida de um proveitoso debate. No mesmo dia deu-se início às tratativas para firmar um projeto de cooperação entre a UFPel e a Virginia Tech no sentido de viabilizar a mobilidade estudantil em nível de graduação e pós-graduação entre as Instituições.

No dia seguinte foi realizada uma visita à área de mineração da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), em Candiota, onde o Departamento de Solos desenvolve atividades de pesquisa na recuperação de áreas degradadas há mais de dez anos. O Prof. Daniels é líder do grupo de pesquisa “Soil and Landscape Rehabilitation” e coordena a “International Affiliation of Land Reclamationists”, que reúne grupos de pesquisa dos EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália e China.

Publicado em 19/03/2014, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Departamento de Solos, FAEM, visita.