Prédio da Química Industrial terá infraestrutura concluída

contrato ccqfaO prédio do curso de Química Industrial do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA) terá, finalmente, resolvidos os seus problemas de infraestrutura e poderá ser utilizado para os fins a que se destina. O contrato para execução das obras foi assinado pelo reitor Mauro Del Pino no dia 23 de fevereiro, em visita ao Centro. Também foram convidados a assinar um docente e um estudante dos cursos que utilizarão a estrutura.

química industrialAs intervenções, que adequarão o espaço às necessidades do CCQFA, serão realizadas pela empresa Modelar Engenharia, vencedora do processo licitatório. Serão finalizadas a instalação elétrica interna dos laboratórios, colocadas calhas e escoamento de água do telhado, climatização das salas de aula e laboratórios, além da colocação em funcionamento desses espaços. A previsão é de que a obra seja entregue em 120 dias.

Além de ser usado pelos cursos do CCQFA, as dependências do novo prédio serão espaço para atividades acadêmicas daqueles cursos que têm em seus currículos disciplinas nesta área. “Então poderemos receber um aluno nos laboratórios de forma adequada e segura”, observou, na oportunidade, o professor Gelson Perim. Segundo ele, as obras são essenciais para a qualificação dos cursos.

O fiscal da obra, engenheiro Eduardo Farias Gonçalves, da Coordenação de Obras e Planejamento Físico da Proplan, explica que o projeto inicial não atendia às necessidades elétricas dos laboratórios. Por isso, foi preciso ser reformulado e complementado. Segundo ele, ainda estão sem uso os ambientes dos laboratórios, da sala de informática, do diretório acadêmico, almoxarifado e secretaria. Quatro salas, a copa e os sanitários já estão sendo utilizados. “O grande ganho são, sem dúvida, os laboratórios”, observa.

Gonçalves destaca dois aspectos ligados à sustentabilidade e preservação ambiental, contemplados nas obras contratadas: o aproveitamento da água da chuva, através de um sistema de calhas e cisterna, e a instalação de filtro anaeróbico e de um sistema de depuração dos efluentes químicos.

Estamos reconstruindo a UFPel! Clique aqui e veja as ações de infraestrutura que estão transformando a nossa Universidade.