Início do conteúdo

Posse na Faem: responsabilidade com o passado e olhar atento ao futuro

Imagem 399A Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) teve empossada, nesta quinta-feira (31), sua nova direção. Em cerimônia realizada no auditório da unidade, o diretor pro tempore Eduardo Gonçalves Xavier entregou o comando da centenária faculdade ao professor Manoel Luiz Brenner de Moraes e ao seu vice, professor Jerri Teixeira Zanusso. Participaram do ato o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, o vice-reitor, Carlos Mauch, diretores de outras unidades acadêmicas da universidade e representantes da sociedade civil.

A nova diretoria assume a Faem na iminência de momento marcante: os 130 anos da sua fundação. Este fato foi, inclusive, citado diversas vezes nos discursos proferidos no ato de posse. Durante a fala de sua despedida, o professor Xavier desejou uma gestão segura e transparente aos seus sucessores, de forma a engrandecer e fortalecer ainda mais a Faculdade de Agronomia.

Imagem 459Moraes explicou que sua gestão será pautada pela união de todos pela Faem, mesmo que haja diferentes modos de pensar e fazer. “Vamos em busca de um ponto de convergência”, afirmou, em seu discurso. Uma das metas para a sua gestão é a finalização da reforma curricular dos cursos de graduação, de forma a atualizá-los, e a aproximação dos cursos de Agronomia e Zootecnia, integrando a breve história deste com a trajetória centenária do primeiro.

A fala do reitor Del Pino lembrou a importância da área do conhecimento abordada pela Faem, que trabalha a Imagem 380terra, o alimento, e a representatividade da Faculdade para o desenvolvimento da UFPel e do próprio país. Um dos desafios levantados pelo reitor é o desenvolvimento sustentável, um campo que deve ser explorado para trazer respostas para a sociedade. Ele afirmou que, para tanto, a Faem deve honrar com responsabilidade o seu passado e ter um olhar atento para o futuro.

Publicado em 31/10/2013, na categoria Notícias.