Água do Campus Capão ganha potabilidade

Agua fotosO abastecimento e a potabilidade da água que abastece a comunidade universitária do campus Capão do Leão, que antes representava uma constante preocupação e ameaçava as atividades de ensino, pesquisa e extensão, deixou ser uma apreensão. Graças a um conjunto de ações implementadas pela Pró-Reitoria de Infraestrutura (Prainfra) da UFPel, através da Coordenação de Gestão Ambiental, no início da atual gestão, foram assegurados não só o fornecimento em maior escala como índices que atendem aos padrões de potabilidade referenciados pelo Ministério da Saúde.

Segundo o coordenador de Gestão Ambiental, professor Amauri Barcelos, o ponto de partida foi o restabelecimento da interlocução com a Embrapa/ETB para o tratamento compartilhado da água na Estação de Tratamento de Água (ETA) que atende as duas instituições. A falta de chuva nos meses de verão e o aumento do número de estudantes no campus, aliados ao assoreamento do canal, impunham interrupções no abastecimento, o que levou, como medida inicial, à contratação de um serviço de desobstrução do canal e o aprofundamento de seu leito, elevando a lâmina d’água de cerca de 40 cm para cerca de 2,5 metros. Outra medida foi a limpeza da canalização que conduz a água bruta até a ETA.

Por outro lado, a qualidade precária da água do manancial (arroio Padre Doutor), motivada pela excessiva presença de ferro e manganês no solo e a presença de dejetos, exigia um sistema de tratamento regular e eficaz e a avaliação periódica da qualidade.

Foi providenciada a aquisição de insumos para o tratamento – não realizada há mais de um ano –, além da opção por insumos líquidos e da aquisição de bombas dosadoras para aumentar a precisão do tratamento.

Para o monitoramento permanente da qualidade da água, a UFPel destinou três funcionários, em turnos de seis horas de trabalho, que sob a liderança de um químico da Embrapa realizam o tratamento diário da água, no horário das 5h às 22h. Além disso, são feitas coletas semanais de amostras para análise no laboratório da Agência da Lagoa Mirim (ALM), bem como reuniões quinzenais de avaliação entre os técnicos das duas instituições.

Potabilidade
Conforme tabela que pode ser conferida no arquivo Parametros_Lab_Bioquimica, os índices de potabilidade não apenas atendem aos padrões referenciados pela Agência nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como são iguais ou superiores a algumas estações de tratamento de água do Sanep. Cumpre-se assim o compromisso assumido pela atual gestão ainda durante a campanha para a Reitoria da UFPel.

Como medidas paralelas, o pró-reitor de Infraestrutura, Gilson Porciúncula,  menciona a recuperação e limpeza de reservatórios, a instalação de bebedouros nos diversos prédios do campus e a instalação de um sistema de torneiras em frente ao Restaurante Escola.

Imagem 162

A água foi servida e bebida durante a audiência pública da Prainfra no Campus Capão do Leão.

A foto no começo da matéria mostra a qualidade da água antes e depois do tratamento.

Publicado em 25/10/2013, na categoria Manchete.