Nova direção da Esef: fortalecimento para continuar a crescer

DSC_0151Diante de um auditório repleto de alunos, colegas e comunidade, o professor Alexandre Carriconde Marques recebeu das mãos do seu antecessor, José Francisco Schild, o comando da Escola Superior de Educação Física (Esef) para mandato de duração de quatro anos. Na cerimônia marcada pela emoção da despedida e pela alegria do novo compromisso, estavam presentes o reitor da UFPel, professor Mauro Del Pino, pró-reitores e representantes da sociedade civil, além do também empossado vice-diretor, professor Mario Renato de Azevedo Júnior.

Apesar de já ter sido chefe de departamento na unidade, é a primeira vez que Marques assume a diretoria da Escola e por isso carrega uma grande expectativa, segundo suas palavras. “Eu realmente vivo a ESEF”, afirma o novo diretor. Ele define-se como um extensionista e tem nessa área uma grande atuação, especialmente no cuidado da atividade física adaptada a pessoas com necessidades especiais.

DSC_0174Embora tenha uma atuação voltada para a extensão, Marques diz que a sua atenção será voltada para as três áreas, dando continuidade a um processo de fortalecimento que levou a ESEF a ser uma das unidades em destaque dentro da Universidade. “Acredito na ESEF pois faço parte dela. A ESEF somos todos nós”, disse o professor durante o seu discurso de posse. Uma das metas pontuadas pelo professor é a de manter a abertura da Escola Superior de Educação Física à comunidade pelotense, por meio de projetos que já atingem quase duas mil pessoas, e ampliar esta atuação. Outra iniciativa a ser reforçada é o processo de criação de uma cultura esportiva dentro da UFPel, para que servidores e alunos mantenham o hábito da atividade física. Na questão estrutural, o objetivo é a realização da obra de construção da piscina e das salas voltadas às lutas e às ginásticas.

DSC_0194O reitor da Universidade, professor Mauro Del Pino, destacou o grande processo de desenvolvimento que a ESEF manteve nos últimos anos, durante a administração do professor Schild, demonstrando a dinamicidade da unidade, e disse acreditar na potencialização dessa realidade na nova gestão: “Seremos parceiros na manutenção do que está sendo feito e nas novas frentes de atuação”. Segundo o reitor, a eleição de Marques e Azevedo de forma direta é uma mostra da energia democrática que a UFPel tem vivido, especialmente por ter sido realizada por meio do voto universal.

Emoção na despedida

DSC_0171A cerimônia de posse também foi marcada pela emoção mostrada pelo antigo diretor, professor Schild, e de toda a comunidade da ESEF. Em seu discurso, ele lembrou as dificuldades enfrentadas para o crescimento da unidade, tanto no sentido da estrutura física quanto na área acadêmica, que vive momento de expectativa para a aprovação do projeto de doutorado. Após a transmissão do cargo, foram conduzidas homenagens aos ocupantes anteriores da diretoria, que receberam placas, e também a reprodução de um vídeo produzido pelos técnicos administrativos.

Publicado em 24/10/2013, na categoria Notícias.