Professora da Faculdade de Enfermagem realiza atividade formativa na Itália

DSC01238A professora Luciane Prado Kantorski,  da Faculdade de Enfermagem da UFPel, realizou atividade formativa no Departamento de Saúde Mental de Trieste – Itália nos dias 14, 15 e 16 de outubro, com o objetivo de aprofundar a temática da rede de serviços de saúde mental e a integração sócio-sanitária, no Centro de Saúde Mental 24 horas, na gestão da crise, na inserção pelo trabalho, na moradia assistida e acerca da equipe interdisciplinar.

A experiência de saúde mental de Trieste é referência mundial na construção de um processo de reforma psiquiátrica que extinguiu os manicômios, substituindo-os por uma complexa rede de serviços comunitários que acolhem a pessoa com transtorno mental em diferentes momentos da vida e amplia as possiblidades de inserção na casa, no trabalho e no lazer. A experiência triestina liderada por Franco Basaglia contribuiu para aprovação da lei 180, em 1978, na Itália, que previu a extinção dos manicômios e sua substituição por serviços comunitários e desencadeou um processo mundial de reforma psiquiátrica, apoiado por documentos da Organização Mundial de Saúde e pela Declaração de Caracas em 1990, quando vários países através de seus ministros e chefes de estado comprometeram-se em efetivar mudanças na saúde mental com vistas a um modelo comunitário de cuidados.

A professora da Faculdade de Enfermagem da UFPel discutiu com o Departamento de Saúde Mental de Trieste estratégias viabilizadoras de  intercâmbios entre as instituições.

A atividade desenvolvida pela professora da Faculdade de Enfermagem da UFPel foi acompanhada por colegas brasileiros como a enfermeira Milena Antonacci (doutoranda na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto -USP), a enfermeira  Ariane Guedes (doutoranda na Escola de Enfermagem da UFRGS) e o enfermeiro Jandro  Cortes (doutorando na Escola de Enfermagem da USP).

Publicado em 21/10/2013, na categoria Notícias.