CCQFA convida para seminário nesta quarta(23)

Será realizado nesta quarta-feira(23), às 8h30min, no Miniauditório do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA) o seminário A Elaboração Conceitual de Representações de Partículas Submicroscópicas em Aulas de Química: Uma Pesquisa na Área de Ensino de Ciências, tendo como ministrante o professor Fábio André Sangiogo.

O seminário tem o propósito de situar o campo epistemológico da área de Ensino de Ciências, bem como a apresentação de uma pesquisa em andamento: o problema; referencias teóricos; metodologia e a discussão de alguns resultados. Na pesquisa, fundamentados na literatura, desenvolveram-se módulos de ensino sobre o Tema “Ar atmosférico: o Ar que respiramos” em aulas de Química do Ensino Médio, em uma turma do 1º ano e do 2º ano, pelo próprio pesquisador, além da aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas com grupos de estudantes.

A partir da análise textual discursiva e da análise microgenética, analisou-se o material empírico e construíram-se categorias sobre o emprego (uso e interpretação) de imagens representativas de partículas submicroscópicas, a exemplo de compreensões sobre a não transparência de imagens, obstáculos e potencialidades das imagens envolvidas no processo de elaboração conceitual.

O palestrante
Fábio André Sangiogo possui graduação em Química-Licenciatura (2007) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e mestrado em Educação nas Ciências (2010) pela mesma instituição. Atualmente, é professor assistente na Universidade Federal de Pelotas e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Educação e Ensino de Ciências/Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Situação de Estudo, ensino e aprendizagem de Ciências, uso de imagens e representações de partículas submicroscópicas, formação docente, abordagem histórico-cultural, epistemologia e ensino Ciências.

Publicado em 21/10/2013, na categoria Notícias.