Programa Melhor em Casa, do HE, visita a Rede de Saúde

05O Programa Melhor em Casa vinculado ao Hospital Escola (HE) da UFPel completou seu 1º ano de atividades em março deste ano e após avaliação da equipe surgiu a necessidade de fazer um trabalho educativo para ajustar fluxos e divulgar o serviço. Foi criada a ação “Melhor em casa na Rede”.

Em três dias consecutivos profissionais do Melhor em Casa visitaram as unidades do Hospital Escola, a Santa Casa de Pelotas, a Beneficência Portuguesa, o Hospital Universitário São Francisco de Paula e o Pronto Socorro e receberam no  auditório do Hospital Escola as chefias das unidades básicas de saúde do município. Foi entregue um folder explicativo sobre o programa e cartazes para serem fixados nas referidas unidades.

Atenção Domiciliar
A atenção domiciliar (AD), no âmbito do SUS, constitui uma nova modalidade de atenção à saúde, substitutiva ou complementar às já existentes, oferecida no domicílio e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada às Redes de Atenção à Saúde.

O Programa Melhor em Casa em Pelotas tem sua sede no Hospital Escola/UFPel e conta com seis equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e uma Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP) totalizando 120 vagas para atendimento em toda a cidade.

Cada EMAD é composta por Médico, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Assistente Social e a EMAP é composta por Nutricionista, Fisioterapeuta e Psicólogo.

Quem pode ser incluído no Programa?
Os pacientes que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde e que necessitem de maior frequência e intensidade de cuidados, recursos de saúde e acompanhamento contínuo, podendo ser oriundos de Unidades Básicas de saúde (UBS), Hospitais e Pronto Socorro Municipal.

Tais recursos e acompanhamentos incluem:

• Assistência ao paciente que necessita de curativos complexos;
  • Acompanhamento domiciliar em pós-operatório imediato e tardio;
  • Acompanhamento domiciliar para orientações ao paciente ostomizado e/ou em uso de dispositivos de traqueostomia, sondas e próteses;
  • Acompanhamento ao paciente em uso de oxigenoterapia domiciliar e que necessite de assistência;
  • Necessidade de uso de antibiótico e/ou outras medicações por via intravenosa, intramuscular e/ou subcutânea (em casos de pneumonias, infecções do trato urinário, infecções respiratórias);
  • Monitoramento frequente de sinais vitais;
  • Necessidade de cuidados paliativos;
  • Necessidade de exames laboratoriais de menor complexidade;
  • Necessidade de acompanhamento nutricional parenteral permanente ou transitório;
  • Acompanhamento de ganho ponderal do recém-nascido com baixo peso.

Como encaminhar o paciente ao SAD?
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) o Médico ou o Enfermeiro deverá avaliar o paciente e encaminhar à Central de Atendimento do Programa Melhor em Casa um formulário solicitando avaliação da equipe multidisciplinar. Nos Hospitais, o encaminhamento deve ser realizado pelo Médico do paciente.

Este formulário está disponível em Hospitais, Unidades Básicas de Saúde, Pronto Socorro e na Sede do Programa, podendo ser enviado via fax (3284.4989) ou entregue pessoalmente na sede.

Após o recebimento do formulário, a equipe multidisciplinar fará uma visita e avaliará a necessidade de inclusão no programa.

Publicado em 18/10/2013, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Hospital Escola, Melhor em Casa.