Funcionalidades acadêmicas do sistema GOL em transição para o Cobalto

A Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI) está informando à comunidade da UFPel que nesta terça-feira, 15 de outubro, consolida mais uma etapa do processo de transição para o novo sistema acadêmico da Universidade, que passa a compor o Sistema de Gestão Integrada Cobalto. Com a implementação deste novo módulo na plataforma do Cobalto, a CTI/UFPel inicia o processo de descontinuidade do Sistema de Gestão Online (GOL).

Sobre o momento definido pela equipe de TI para lançamento do novo módulo, o chefe do Núcleo de Sistemas de Informação (NSI) afirma que o início do semestre letivo é o momento mais oportuno e estratégico para a transição, e todas as possibilidades de ocorrências foram previstas antes de se escolher o período de implementação: “A partir de uma avaliação dos riscos envolvidos em uma mudança desse porte, se optou por realizar a transição logo no início do semestre. Assim, estudantes e professores têm a oportunidade de se adaptar gradativamente com a nova plataforma durante o período letivo, e a equipe de desenvolvedores pode acompanhar a consolidação da transição e avaliar os impactos da mudança, de modo a antecipar possíveis problemas e desenvolver soluções rápidas”, explica Hiram Noguez.

“Visando à sustentabilidade da solução, durante todo o semestre passado alguns professores e estudantes voluntários participaram de um piloto da implementação, onde puderam testar e validar todas funcionalidades, gerando o feedback necessário para garantir a segurança da transição neste momento. A migração do sistema vem sendo gradativa e agora se consolida mais uma etapa desta transição”, complementa o Analista de Sistemas Fabrício Scaglioni, que acompanha e mantém o atual sistema acadêmico e atua na nova solução integrada no Cobalto.

A partir desta terça-feira (15), estudantes e professores devem acessar apenas o Cobalto para realizar consultas e rotinas de gestão acadêmicas. As funcionalidades descritas a seguir fazem parte do módulo acadêmico, e podem ser acessadas tanto por estudantes da Graduação quanto da Pós-Graduação.

– Estudantes: Consulta de avaliações e notas; Consulta de frequência; Consulta de horários; Consulta de conteúdos diários; Impressão de atestado de matrícula; Impressão de histórico.

– Docentes: Cadastro de avaliações e notas; Cadastro de frequência; Cadastro do conteúdo diário; Impressão da ata de presença; Impressão da lista de chamada, consulta horário.

Os colegiados dos cursos de graduação terão suas funcionalidades migradas para o Cobalto durante o semestre letivo 2013/2. Os colegiados dos cursos de pós-graduação já contam com suas funcionalidades disponíveis no Cobalto e, portanto, continuam acessando sua plataforma normalmente.

Apenas as correções de matrícula de Graduação para o semestre letivo 2013/2 e o RAAD – Relatório Anual de Atividade Docente permanecem na base do sistema de Gestão Online – GOL.

Veja no quadro a seguir como identificar o sistema a ser utilizado no contexto atual do sistema de gestão das informações acadêmicas:

De acordo com a pró-reitora de Graduação, Fabiane Tejada, a migração do sistema acadêmico do GOL para o Cobalto representa um importante passo no rumo da eficientização dos processos na UFPel. “Esperamos ver tanto os docentes e servidores quanto os estudantes mais felizes e satisfeitos por contarem com um sistema mais estável, unificado e coerente, que traz mais qualidade à execução das rotinas administrativas da graduação. Com essa ferramenta, a gestão da informação de graduação na Universidade entra definitivamente no século XXI”.

Conforme a diretora do Departamento de Registros Acadêmicos (DRA), Ediane Acunha, os próximos passos para 2014 são consolidar o formulário online de matrícula. A ação é uma meta do programa da Graduação. “O trabalho atende um grande anseio da PRG, viabiliza o cruzamento de dados, a atualização de relatórios e possibilita o acompanhamento do desempenho da vida acadêmica dos estudantes e a manutenção de um cadastro completo e atualizado dos estudantes”, disse a diretora. Para ela, o novo sistema ainda proporciona o mapeamento das informações, agiliza a emissão de documentos e permite a consolidação de dados úteis para a aplicação de políticas de permanência com equidade.

Sobre o sistema – O Cobalto é um sistema de informação baseado em software livre que vem sendo desenvolvido pela equipe de servidores da área de TI da própria UFPEL, e que já disponibiliza diversos módulos em pleno uso pela comunidade acadêmica, como na Gestão de Recursos Humanos, Projetos de Pesquisa, Projetos de Ensino, Sistema Acadêmico da Pós-Graduação, Concessão de Benefícios da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Administração do Restaurante, Indicadores, Gerenciamento das Carteiras de Identificação, Gerenciamento das contas de e-mail institucional e Helpdesk.

Se você é estudante acesso o sistema cobalto utilizando o seu CPF e senha do sistema GOL, caso seja servidor da UFPel e ainda não utilizou o sistema é necessário ativar sua conta, acesse https://cobalto.ufpel.edu.br.

Publicado em 15/10/2013, na categoria Destaque.
Marcado com as tags Cobalto, CTI, PRG.