Acadêmicos de Medicina da Colômbia estagiam na Medicina Social da UFPel

Grupo de 32 acadêmicos da Faculdade de Medicina da Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia está realizando estágio em atenção primária à saúde no Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da UFPel. Eles trabalharão durante toda esta semana e estão acompanhados de docentes da Universidade e representantes da Secretaria de Saúde e da direção do Hospital Escola da cidade de Tunja, Colômbia.

O estágio é uma das atividades previstas dentro do Protocolo de Cooperação estabelecido entre as duas Universidades. Nesta terça-feira (15), às 14h, no auditório da Reitoria, ocorre reunião da Administração Superior da UFPel com o grupo de colombianos que está em Pelotas. Uma das prioridades do acordo é a mobilidade acadêmica entre a UFPel e a universidade colombiana.

A Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia tem profundo interesse nas áreas de Medicina Preventiva e Social e de Atenção Primária à Saúde. A Colômbia não tem experiência nem profissionais formados na área. Por isso vieram buscar o conhecimento da UFPel neste setor, que poderá inclusive mandar docentes à Colômbia para ministrar aulas.

A cooperação firmada se dá inicialmente na área médica, podendo ser ampliada, depois, para outros setores. Além dos estágios para estudantes e docentes, tanto na graduação quanto na pós-graduação, o trabalho conjunto prevê a realização de pesquisas nas áreas da saúde e médica.

Publicado em 14/10/2013, na categoria Notícias.