UFPel integra acordo de cooperação firmado no seminário APL Alimentos

DSC_0088A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) integra o acordo de cooperação técnica celebrado nesta terça-feira(8) na abertura do I Seminário do Arranjo Produtivo Local de Alimentos da Região (APL Alimentos), que se realiza durante todo o dia, na Embrapa Clima Temperado.

A ação conjunta entre diversas instituições objetiva disciplinar a cooperação, integração e complementação de esforços para a execução de ações com foco na constituição e consolidação do Comitê Gestor e do Arranjo Produtivo Local de Alimentos da Região Sul/RS, visando o fortalecimento das cadeias produtivas de frutas, hortaliças, mel e condimentos; bem como a agregação de valor aos produtos locais e a oferta de apoio ao desenvolvimento produtivo.

Além da UFPel, tomam parte do acordo: Fapeg (Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária Edmundo Gastal), Embrapa, IFSul, Furg, Emater/Ascar, Fepagro (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária), Sindocopel (Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas), Sul Ecológica (Cooperativa Sul Ecológica de Agricultores Familiares), Cafsul (Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul), Instituto Sinodal de Assistência, Educação e Cultura, e Capa (Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor).

As atividades relativas ao acordo firmado estão delimitadas aos municípios da Região Sul do RS. Na ação conjunta, caberá à UFPel designar, no mínimo, dois professores com capacitação e afinidade nos temas previstos para implantação e desenvolvimento das ações estabelecidas; incentivar a participação de alunos de graduação e pós-graduação nos trabalhos a serem desenvolvidos; colaborar nas atividades que surgirem ao longo do desenvolvimento do acordo e, se possível, elaborar projetos para angariar recursos para aplicação nos trabalhos desenvolvidos; e coordenar a elaboração do Plano de Desenvolvimento do APL Alimentos.

DSC_0065No ato de assinatura, prestigiado pelo vice-reitor Carlos Rogério Mauch e pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Antônio Cruz, o reitor da UFPel destacou o ineditismo da iniciativa, a considerar o significativo número de instituições engajadas, “no propósito de buscar alternativas de produção para um mundo mais sustentável, gerando, através das ações propostas, mais dignidade, mais inclusão e mais trabalho”.

Mauro Del Pino manifestou a convicção de que a relação que se estabelece através do acordo gerará importantes frutos, abrindo a possibilidade de “derivar para outras ações de mesma envergadura e importância”.

Publicado em 08/10/2013, na categoria Destaque.