Fapergs prorroga inscrições ao Prêmio Pesquisador Gaúcho 2013

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), prorrogou até quarta-feira (9) as inscrições para o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2013. Criado para desenvolver as áreas da ciência, tecnologia e inovação do Estado, o projeto premia os pesquisadores destacados em sete campos do conhecimento. A cerimônia de entrega ocorre no dia 22 de outubro, no salão de eventos da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre, às 20h.

Nesta terceira edição, a principal novidade é a categoria especial Pesquisa Destaque em Comemoração ao Ano Internacional de Cooperação pela Água, que premia o melhor estudo na área do tratamento da água, sustentabilidade ambiental, geração de energia ou fontes alternativas de energia, redução do consumo ou combate ao desperdício. Em 2012, o tema específico foi escolhido em comemoração ao Ano Internacional do Cooperativismo.

As demais modalidades em disputa são Pesquisador Destaque, Piá Inovador, Pesquisador na Empresa, Técnico Pesquisador, Pesquisador na Indústria e Jovem Empreendedor. O prêmio recompensa doutores, jovens doutores, graduados ou pós-graduados, alunos de graduação, de ensino técnico, jovens cursando o ensino médio e pesquisadores atuantes em micro e pequenas empresas.

O regulamento e as inscrições estão disponíveis no site www.premiopesquisadorgaucho.rs.gov.br.

No mesmo dia, também ocorre o lançamento do 1º Fórum de Inovação, que propõe reflexões sobre os desafios da inovação por meio de uma série de palestras e outras atividades que serão realizadas ao longo da quarta-feira (24).

Confira as categorias de seleção para a premiação:
– Pesquisador Destaque em sete principais áreas do conhecimento – Artes e Letras; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Saúde, Economia e Administração; Educação e Psicologia;
– Categoria Pesquisa Destaque em Comemoração ao Ano Internacional de Cooperação pela Água;
– Categorias com ênfase na inovação (Piá Inovador, Prêmio Pesquisador na Empresa, Pesquisador na Indústria, Técnico Pesquisador, Prêmio Jovem Empreendedor).

Publicado em 07/10/2013, na categoria Notícias.
Marcado com as tags FAPERGS, Prêmio.