UFPel no V Encontro do Grupo Coimbra de Universidades

Acontece em Natal, entre os dias 1º e 4 de outubro, o V Seminário Internacional e VI Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). O evento tem como tema a internacionalização e qualidade da educação superior, para o qual se deslocaram membros de aproximadamente cem IES de mais de 30 países. Da UFPel, participaram o vice-reitor, professor Carlos Mauch, e o coordenador de Relações Internacionais do Gabinete do Reitor, professor Gustavo Vieira.

O GCUB, fundado em 2008, tem por missão contribuir com a formulação de políticas e estratégias para internacionalização do ensino superior por meio de projetos e acordos de cooperação que criam plataformas comuns, com apoio dos Ministérios da Educação (CAPES), Ciência, Tecnologia e Inovação (CNPq) de Relações Exteriores (DCE-MRE), como interface a associações de universidades de regiões (América Latina e Caribe, e.g.) e de outros países, como Colômbia, México, Peru, entre outros.

Enquanto parte do GCUB, a UFPel beneficia-se por meio de diferentes programas, participando ativamente do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC), Programa de Mobilidade Estudantil Brasil-México (BRAMEX) e, recentemente, aderindo ao Programa de Universidade Estudantil Brasil-Colômbia (BRACOL).

O investimento em ações de internacionalização por meio de associações de universidades é um enfoque estratégico mais profícuo do que meros acordos bilaterais, na medida em que vertem mais recursos e oportunidades, alinhadas às estratégicas e enfoque político. Segundo os professores Mauch e Vieira, a participação ativa e a presença da UFPel nestes foros é fundamental para situar a universidade nas plataformas institucionalizadas de internacionalização e para conhecermos melhor as oportunidades existentes.

O evento aprofunda temas como cooperação acadêmica com base na geopolítica Sul-Sul, o papel do ensino a distância na internacionalização, preparação para mobilidade internacional e enfoques específicos para parcerias de IES brasileiras com IEs da África e América Latina e Caribe.

Além das tratativas com o GCUB, também proveu-se aproximações para que a UFPel se torne parte da União de Universidades da América Latina e Caribe (UDUAL) e abriu-se negociações para possibilidades de novos convênios com IES de Angola, EUA, México e Turquia.

Publicado em 03/10/2013, na categoria Notícias.
Marcado com as tags CRInter, Internacionalização, Vice-reitor.