Samuel Beskow recebe prêmio da Fundação Bunge nesta terça (1º)

Em cerimônia do 58º Prêmio Fundação Bunge, programada para esta terça-feira, dia 1º de outubro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o professor Samuel Beskow, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec/UFPel) recebe  o prêmio categoria Juventude, na área de Recursos Hídricos e Agricultura.

O Prêmio foi criado há 58 anos para incentivar a inovação nas diversas áreas do conhecimento, que se alternam a cada edição. A categoria “Juventude” destaca um profissional de até 35 anos, cujo trabalho represente um novo paradigma em sua área, ao qual será conferido o prêmio de R$ 50 mil, além de diplomas e medalhas.

Currículo
Gaúcho de Pelotas, Samuel Beskow tem 31 anos, é formado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas, possui mestrado em Engenharia Agrícola na área de Irrigação e Drenagem e doutorado em Engenharia Agrícola na área de Engenharia de Água e Solo, ambos pela Universidade Federal de Lavras. Seu doutorado foi realizado na modalidade “sanduíche”, junto à Purdue University, dos Estados Unidos e seu pós-doutorado na Universidade Federal de Pelotas, como bolsista da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Beskow tem significativa importância para o crescimento da área de pesquisa em Engenharia de Água e Solo. Seus trabalhos de mestrado e doutorado tiveram como temas, respectivamente, A estimativa das perdas de água em sistemas de irrigação por aspersão e A modelagem hidrológica de bacias em ambiente SIG. Em ambos os casos destaca-se pela contribuição inovadora, pelo rigor científico e pela amplitude da aplicação de seus resultados. Como produto de sua tese de doutorado, Beskow criou um modelo de simulação hidrológica, que recebeu o nome de LASH, Lavras Simulation Hydrology. Atualmente é professor adjunto na área de hidrologia na Universidade Federal de Pelotas, onde coordena o Laboratório de Simulação Hidrológica e Processamento de Dados e também o Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos. Já publicou diversos artigos e capítulos de livros e atua como revisor em vários periódicos nacionais e internacionais.

Mais informações sobre o prêmio podem ser acessadas no link http://www.fundacaobunge.org.br/novidades/novidade.php?id=12803&/premio_fundacao_bunge_anuncia_contemplados_do_ano

Seminário
Nesta quarta-feira, dia 2 , na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), como parte das atividades do Seminário sobre Recursos Hídricos e Agricultura, Samuel Beskow proferirá uma das palestras, intitulada “Modelagem e simulação hidrológica em bacias hidrográficas – aplicações e desafios”. Todas as informações sobre o seminário e formas de inscrição podem ser vistas no arquivo Seminário.

Entrevistas
o pesquisador da UFPel concedeu duas entrevistas ao vivo para televisão em São Paulo, nesta segunda-feira (30), no Canal Rural e no programa Terra Viva, da Rede Bandeirantes, falando sobre projetos de pesquisa em recursos hídricos que desenvolve no curso de Engenharia Hídrica e no Pós-Graduação em Recursos Hídricos da UFPel, sobre a premiação que recebe nesta terça. Abaixo os links das duas entrevistas.

Publicado em 01/10/2013, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Prêmio, Recursos Hídricos.