Congresso Internacional de Filosofia na UFPel debaterá a questão da “Responsabilidade”

Entre os dias 4 e 7 de novembro, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) receberá pesquisadores provenientes da Europa e das Américas do Norte e do Sul para tratar do tema da “Responsabilidade”. Trata-se do III Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política, protagonizado pelo Mestrado em Filosofia da UFPel – curso que existe há pouco menos de seis anos e que já consolidou o evento, tanto no cenário nacional quanto internacional.

Durante quatro dias, com o apoio do Departamento de Filosofia, estarão presentes na cidade de Pelotas pesquisadores de universidades públicas e privadas, laicas e religiosas, oriundos da Bélgica, dos Estados Unidos, do Chile, da Argentina, bem como de diversas universidades do território nacional, tais como a Universidade de São Paulo (USP), as universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Rio Grande do Norte (UFRN), do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Minas Gerais (UFMG), bem como de universidades de confissão católica como a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ). Ao discutir, sob diversos pontos de vista, um tema que está na ordem do dia, o III Congresso de Filosofia Moral e Política também contará com a participação de alunos de pós-graduação de várias universidades, o que ampliará e problematizará ainda mais o tema da “Responsabilidade”.

Recebendo os participantes do Congresso Internacional numa cidade que é histórica, cultural e universitária, o Programa de Pós-Graduação e o Departamento de Filosofia, irão proporcionar aos seus convidados, antes e depois das atividades do evento, um mergulho na riqueza e diversidade local, nas esferas do patrimônio arquitetônico, das artes, da geografia, da gastronomia, dentre outras.

Com o financiamento e apoio da Capes, o Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política não é destinado somente ao público acadêmico, mas almeja a participação dos mais diversos estudantes e profissionais da comunidade em geral.

O que? III Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política

Quando? de 4 a 7 de novembro de 2013

Onde? IFISP e Auditório da Faculdade de Direito da UFPel

Inscrições de trabalhos: de 5 de agosto a 12 de outubro de 2013

Para saber mais, acesse: http://isp.ufpel.edu.br/ppgfil ou http://iiicifmp.ufpel.edu.br

Publicado em 01/10/2013, nas categorias Agenda, Notícias.