Reitor recebe Asufpel e encaminha reivindicações
O reitor da UFPel, Mauro Del Pino, recebeu na manhã desta terça-feira (30) representação da Associação dos Servidores da UFPel (Asufpel), quando foram tratados diversos assuntos de interesse da categoria, como 30 horas, turno único no recesso de setembro, Ebserh e Proasa.
Durante o encontro, que teve a participação também do pró-reitor administrativo, Antônio Carlos Cleff, o reitor informou que a Auditoria Interna da UFPel realizou estudo sobre as 30 horas e que é interesse da Gestão a implantação do regime de trabalho, visando uniformizar a jornada entre os servidores técnico-administrativos. “Mas precisamos lembrar que o tema tem resistência não só no Governo Federal, mas também entre diretores de unidades”, disse Del Pino. Uma reunião entre o Grupo de Trabalho sobre as 30 horas e a Auditoria será realizada para a apresentação do estudo da Audin e o tema será discutido também na Gestão. Em 15 dias, será dado retorno à Asufpel sobre a questão.
Quanto ao turno único no recesso de setembro, Del Pino explicou que a Administração optou pela não adoção pelo grande volume de trabalho existente tanto na Gestão quanto nas unidades. Mesmo assim, e perante a solicitação do sindicato, o reitor disse que a questão será novamente levada à Administração para avaliação. Quanto ao recesso de Verão, ainda não há definição.
Hospital
Um grupo, formado por membros da gestão, está formatando o debate a ser realizado sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A discussão deverá envolver as três entidades representativas dos segmentos, Asufpel, Adufpel e DCE, e a ideia é que ela seja esclarecedora sobre a questão. “É um debate complexo e ideologizado”, refletiu o reitor.
Proasa
Está sendo criado um novo programa na área de atendimento à saúde que substituirá o Proasa. A reestruturação no serviço, que já está sendo feita, atende à necessidade de vincular o programa às atividades acadêmicas. Por isso, os atendimentos estão migrando para as Faculdades de Medicina, no Ambulatório, e de Odontologia. A Unidade Básica de Saúde do Campus Capão do Leão, por conta da mudança, recebeu dois dentistas para prestar os atendimentos pelo novo programa.
O reitor contou que um levantamento apontou as especialidades mais procuradas. Entre elas ginecologia, pediatria e psiquiatria, serviços que foram deslocados para o Ambulatório da Faculdade de Medicina. O novo programa prevê atendimento também noturno, em função dos horários de aula na Universidade. Os atendimentos serão específicos no novo programa, tanto na Medicina quanto na Odontologia.
CIS
Dentro da reestruturação do espaço físico da Reitoria, a Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Servidores Técnico-Administrativos (CIS) deverá ter sua sala localizada junto à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas.