Professora do CDTec participa de evento em Portugal

A professora do Centro de Desenvolvimento Tecnológico – CDTec – e colaboradora do Centro de Artes, Rosemar Gomes Lemos, participou nos dias 11, 12, 13, 14 e 15 de julho do II Congresso Internacional Matéria-Prima: práticas das Artes Visuais no ensino básico e secundário, realizado em Portugal, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa – FBAUL.

Neste evento apresentou o trabalho cuja investigação desenvolveu-se no Centro das Artes, intitulado: Desafios e Possibilidades de Igualdade Racial no Brasil – O ensino da Arte na Construção da Cidadania, de sua autoria em conjunto com a professora Ana Paula Araújo/IFSul-Pelotas-RS.

O artigo que gerou a apresentação está publicado na Revista Matéria-Prima Práticas Artísticas no ensino Básico e Secundário, Volume 1, número 2, a ser disponibilizado na Biblioteca do Campus Porto.

O Congresso Matéria Prima possibilita uma plataforma internacional para refletir sobre o distanciamento entre a formação e a atuação no terreno. Permite debater aspectos concretos em torno da formação de professores na perspectiva da prática profissional, debatendo questões como: O que efetivamente acontece na aula no que respeita ao ensino e aprendizagem da arte no ensino básico e secundário? Como o professor da escola básica e secundária tem agido enquanto criador de aproximações e abordagens do ensino das artes? Quais os paradigmas e metodologias que os professores, nas Universidades, Institutos de Educação, Faculdades, têm utilizado na formação do professor de arte? Quais os desafios de ensinar arte na contemporaneidade?

A participação trouxe resultados para a Universidade Federal de Pelotas visto o convite recebido pela professora para fazer parte do Comitê Científico da Revista Vox Musei arte e patrimônio e do Comitê Científico do Congresso Internacional – Cultura Fluvial e Marítima. Patrimônio, Museus e Sustentabilidade(http://voxmusei.fba.ul.pt/), cujas atividades decorrerão entre os dias 18 e 28 de outubro de 2013, na cidade de Sesimbra, coordenado pela Câmara Municipal de Sesimbra e Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa/Portugal e Grupo de Pesquisa/CNPq/Brasil VOX MUSEI arte e patrimônio.

Publicado em 29/07/2013, na categoria Notícias.