Pesquisadora do INPE ministra seminário no PPG-Física

Na semana em que o Programa de Pós-Graduação em Física (PPG-Física) completará sua 20a Dissertação de Mestrado, a professora Maria Virgínia Alves, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ministrará o seminário Properties of High Heliographic Latitude Magnetic Decreases and Energetic Charged Particle Cross-field Diffusion  para a comunidade do PPG-Física.

O seminário será no dia 30 de julho, às 16h, na sala 416 do prédio 13 do Instituto de Física e Matemática (IFM), Campus Capão do Leão. Na parte da manhã, a professora Maria Virgínia participará da banca de Mestrado da estudante do PPG-Física, Fernanda Clenir Hernandes Machado, orientada pelos professores Fernando Jaques Ruiz Simões Jr e Rudi Gaelzer. O seminário de Dissertação “Aproximação não linear de harmônicos eletrostáticos na emissão de plasmas espaciais via simulação de partículas (PIC codes)”, será apresentado no dia 30, às 10h30, na sala 416 do prédio 13 do IFM.

Maria Virgínia Alves é pesquisadora titular do INPE/Divisão de Geofísica Espacial desde 1982, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 1D e membro suplente do comitê assessor da área de Geociências do CNPq. Lidera o Grupo de Simulação, experimentos e instrumentação para plasmas espaciais, ligado ao Laboratório Associado do Plasma do INPE, desenvolvendo as seguintes linhas de pesquisa: Diagnósticos de plasma a bordo de satélites científicos, Simulações em laboratórios de fenômenos espaciais e Simulações computacionais de fenômenos físicos em plasmas espaciais.

Publicado em 24/07/2013, na categoria Notícias.