Ciência sem Fronteiras: inscrições de alunos da UFPel são homologadas

A Coordenação de Relações Internacionais/CRInter recebeu, até o dia 8 de julho, 169 inscrições para o programa Ciência sem Fronteiras. Após a análise da Comissão de avaliação, 128 inscrições foram homologadas e enviadas ao CAPES/CNPq para nova etapa do processo seletivo.

A Comissão de avaliação foi composta por quatro professores adjuntos da UFPel Alejandro Martins, do Centro de Engenharias; Claudia Fonseca, do Centro de Letras e Comunicação; Maximiliano Cenci, da Faculdade de Odontologia; e Gustavo Vieira, do Centro de Integração do Mercosul, Coordenador Institucional do CsF. A Comissão foi formada a partir do Conselho de Relações Internacionais e Interinstitucionais – o Conselho Relinter – com o propósito de selecionar candidatos que obedecessem aos critérios de excelência da UFPel. Ao final das reuniões, que ocorreram nos dias 18 e 19, além da homologação das inscrições, foi emitido um parecer a respeito dos critérios utilizados nas avaliações. A Comissão afirma que as inscrições não homologadas precisam ser entendidas como um estímulo à melhoria do currículo (ensino, pesquisa e extensão) e do nível de inglês.

O programa Ciência sem Fronteiras é uma proposta do Governo Federal, oferece a possibilidade de mobilidade acadêmica para vários países e já beneficiou 199 alunos da UFPel desde 2011. Nesse último edital, os candidatos poderiam se candidatar para universidades da Alemanha, Austrália, Canadá, Coréia do Sul, Estados Unidos, Hungria, Japão e Reino Unido.

A CRInter recebeu 169 inscrições nessa edição do programa, número significativamente maior em relação à edição anterior, no início do ano, quando foram recebidas 60 inscrições para estes mesmos países. Apesar do aumento da procura, a quantidade não pode ser o único critério para avaliar o andamento do CsF na UFPel.  A repercussão do programa tem contribuído para a elevação do nível de excelência dos alunos e da instituição como um todo. Considerando esse critério, os alunos que tiveram as inscrições homologadas assinaram um acordo se comprometendo a manter a excelência e a cursar o semestre em andamento até o início da mobilidade.

Publicado em 24/07/2013, na categoria Notícias.