Terceira edição da Fecimes será em setembro

No dia 28 de setembro deste ano, pela manhã e à tarde, será realizada nas dependências da Escola Estadual de 1º e 2º Graus Cassiano do Nascimento, em Pelotas, a terceira edição da Feira de Ciências e Matemática da Metade Sul do Rio Grande do Sul (Fecimes), promovida pelo Pronecim – Programa Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática –, do IFSul Campus Visconde da Graça e Universidade Federal de Pelotas.

Na Fecimes participarão trabalhos, nas categorias Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), oriundos de instituições públicas de ensino, selecionados nas Feiras Municipais de Ciências. Nas localidades em que Feiras de Ciências não foram realizadas, a própria Secretaria Municipal de Educação e/ou Conselho Regional de Educação indicarão um trabalho por categoria para representar o município. Em cada trabalho devem participar o professor orientador e dois alunos, responsáveis pela divulgação do mesmo.

A Fecimes foi criada para proporcionar aos alunos, professores e futuros professores da Educação Básica pública  a oportunidade de contextualizar o conhecimento produzido no ambiente escolar e difundir a ciência; estimular novos talentos nas áreas cientifica e tecnológica; fortalecer habilidades dos estudantes por meio da vivência de experiências do processo de investigação e do estudo de temas que respondam a necessidades e interesses dos mesmos, de sua comunidade e sociedade; e oportunizar a criação e o fomento de Feiras de Ciências nos diferentes municípios da Metade Sul rio-grandense.

Os participantes da Fecimes classificados nos primeiros lugares, por decisão de uma comissão avaliadora, recebem troféus, bem como o professor e a Escola. Todos os participantes da Feira recebem, ainda, medalhas e um certificado.

Publicado em 17/07/2013, na categoria Notícias.