Aluno da UFPel é o Campeão Brasileiro Absoluto de Xadrez Rápido

xadrez1 O atual Campeão Brasileiro Absoluto de Xadrez Rápido é Arthur Ruiz Patroclo, estudante de bacharelado em Artes Visuais da UFPel. O enxadrista, natural de Aracaju-Sergipe, vem vencendo competições desde quando começou a praticar, aos 12 anos. “Perdi meu primeiro torneio, então sem saber o que fazer com a derrota, comecei a estudar e me aprofundei nos jogos. No mesmo ano venci o campeonato escolar Jogos da Primavera”, diz Arthur.

Sendo Campeão Brasileiro Absoluto Rápido 2012, Campeão Pelotense Rápido Absoluto 2011, Campeão Pelotense Absoluto 2010 e Campeão Sergipano Absoluto 2008, o jovem de 21 anos coleciona títulos. O futuro artista considera o xadrez uma arte. “Há um valor estético ali no tabuleiro. Jogando tu te sente um agente criador”, explica.

Sua melhor partida foi contra o mestre internacional, Herman Claudius, em Porto Alegre. Após ter perdido uma partida relativamente fácil, Arthur jogou com Herman e ganhou. Segundo Arthur, a vitória em cima de Herman foi uma surpresa, pois Arthur ia mal no tempo e Herman estava superior na posição.  “Ele acabou fazendo três lances fracos e minhas peças ficaram ativas. A partir daí, qualquer movimento que fizesse, eu ganhava. Ele ficou sem saber o que fazer, foi bem divertido”, diz.

O enxadrista está elaborando com a ajuda da Pró-Reitoria de Extensão da UFPel, um projeto para levar a prática do Xadrez à comunidade. Arthur acredita que o xadrez é uma forma de envolver todas as áreas de conhecimento da universidade. “A pessoa que faz psicologia, por exemplo, pode encontrar um modo terapêutico no xadrez”, comenta.

Os interessados em participar do futuro grupo de xadrez podem entrar em contato com Arthur pelo seu e-mail: arthoruiz@hotmail.com.

Publicado em 16/07/2013, na categoria Notícias.