Egresso do Mestrado em Computação realizará doutorado em Pittsburgh

DSC09908 Atento à tendência internacional, o Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC) do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel desenvolve frentes de atuação que privilegiam a modernidade e a agilidade na construção de novos sistemas e ambientes computacionais. Um exemplo é a Computação Quântica, área estratégica, mas ainda incipiente, cujos computadores são caros e raros no planeta e à qual o PPGC direciona parte de seu foco.

DSC09904 Em função disso, o Mestrado em Computação vem desenvolvendo um sistema de simulação com interfaces gráficas, que permite executar as computações de forma paralela em diferentes máquinas e placas de vídeo aceleradoras. O trabalho é desenvolvido pelo Laboratory of Ubiquitous and Parallel Systems (LUPS/UFPel –  http://lups.inf.ufpel.edu.br), juntamente com o Grupo de Métodos Formais e Fundamentos Matemáticos da Ciência da Computação (MFFMCC/UFPel).

Segundo o coordenador do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, professor Maurício Pilla, o protótipo de um computador quântico, lançado pela empresa canadense D-Wave Systems Inc., foi adquirido por organismos como Google, NASA e a empresa de segurança Lockheed Martin, o que é um indicativo de sua importância na obtenção de respostas mais rápidas e eficientes.

adriano Em sintonia com esta visão, o Mestrado em Computação da UFPel comemora o sucesso alcançado por um de seus egressos, o estudante Adriano Maron, que acaba de ser contemplado com bolsa integral de doutorado pela University of Pittsburgh, Estados Unidos.

Integrante da primeira turma, concluída recentemente, o aluno foi selecionado graças à sua produção científica, constituída por três publicações em eventos internacionais, cinco publicações em eventos nacionais e três artigos em revistas, duas das quais internacionais, além de participação em todos os eventos regionais – salões, escolas e semanas acadêmicas.

Direcionando seu trabalho de mestrado ao desenvolvimento de técnicas de paralelismo, na simulação de computadores quânticos, e utilizando como base a infraestrutura do LUPS/UFPel, Adriano Maron foi orientado pelos professores Renata Reiser e Maurício Pilla. Seu mestrado contou com bolsa da Capes, sendo o projeto financiado pela Fapergs.

“Enquanto o acesso a computadores quânticos se viabiliza, aqui se trabalha com estratégias de simulação como forma de possibilitar que os pós-graduandos se especializem nessa área, que ainda depende de equipamentos especiais, mas que é muito promissora”, observa o professor Adenauer Yamim, que integra a equipe de colaboradores do curso, juntamente com os professores Gerson Cavalheiro, André Du Bois e Ana Pernas.

De acordo com coordenador do Bacharelado em Ciência da Computação, professor Maurício Pilla, que também realizou parte de seu doutorado na Universidade de Pittsburgh, a repercussão do trabalho desenvolvido foi tão positiva, que permitirá a um egresso do curso a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos em uma conceituada universidade americana.

Para conhecer mais sobre o Programa de Pós-Graduação em Computação da UFPel, estabelecer parcerias ou interagir com suas pesquisas, acesse o endereço http://inf.ufpel.edu.br/ppgc/.

Imagens:
Foto 1: Adriano Maron e os professores Renata Reiser, Adenauer Amim e Maurício Pilla
Foto 2: Adriano Maron
Foto 3: Grupo de alunos do Mestrado e alguns professores

Publicado em 15/07/2013, na categoria Notícias.