Servidores da FAU têm ganho real inédito

09 Pela primeira vez, servidores da Fundação de Apoio Universitário (FAU) terão ganho real de salário. Um grupo de 176 funcionários perceberá um reajuste salarial de dez por cento, escalonado em duas vezes, seis por cento na folha de agosto e quatro por cento na folha de fevereiro, independente do dissídio da categoria, a ser pago ainda neste ano. O aumento faz parte de um pacote de medidas que estão sendo tomadas pela direção da FAU para atender uma série de demandas apresentadas pelo quadro funcional da Fundação, durante reuniões realizadas recentemente.

Os servidores que ganharão o reajuste fazem parte do quadro de apoio da Fundação, recebem até R$ 800,00 e cumprem 200 horas mensais de jornada. Conforme o presidente da FAU, Cristiano Guedes Pinheiro, os outros servidores não contemplados agora terão seus salários reajustados em outro momento. “Não há recursos agora para todos, por isso os salários mais baixos foram escolhidos”, explicou Cristiano.

A direção da FAU está atendendo ainda um conjunto de reivindicações que inclui temas como período de férias, escalas, convênio médico, pedidos de demissão de aposentados, definição de critérios de seleção interna e insalubridade, entre outros.

03 Durante a apresentação das novas ações da direção, em reunião realizada na manhã desta terça-feira (9), no auditório do Hospital-Escola, Pinheiro fez menção ainda a projetos futuros a serem implementados, como a distribuição de uma cesta básica, conforme avaliação sócio-econômica, e a criação de uma associação de funcionários da FAU. Na reunião, foi apresentada a nova coordenadora de Higienização do Hospital, Isadora Ugoski.

02 Ao manifestar-se no encontro, o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, frisou a integração entre Reitoria, direção do Hospital-Escola e FAU, o que não havia nas gestões passadas. “É um trabalho articulado para o bem de todas as atividades aqui realizadas”, sublinhou. Del Pino agradeceu aos trabalhadores da Fundação pela receptividade da proposta da chapa encabeçada pela médica Julieta Fripp, que venceu a eleição para a direção do HE com 83 por cento dos votos, o que segundo o reitor indica a positividade do trabalho realizado no Hospital. O reitor ressaltou ainda que quase todas as demandas dos servidores da FAU estão sendo atendidas, destacando o reajuste inédito conferido.

A abertura de diálogo com a categoria, a valorização e o reconhecimento do trabalho dos servidores, o controle público das fundações e o atendimento das demandas foram pontos destacados pelo vice-reitor da UFPel, Carlos Mauch. “Estaremos sempre presentes aqui”, prometeu o vice-reitor, em sua manifestação aos funcionários.

Publicado em 11/07/2013, na categoria Manchete.