Professora da Universidade de Barcelona palestra para professores dos anos iniciais

slide1-1.JPG De terça a quinta-feira desta semana(26, 27 e 28), a convite do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (Geale), a professora Liliana Tolchinsky, da Universidade de Barcelona (Espanha) participa de reuniões com pesquisadores cujas investigações têm como tema a aquisição e o ensino da linguagem (UFPel, Furg e UCPel).

Especialmente nesta quarta-feira(27), com o apoio da Secretaria de Educação de Pelotas (SMED), a docente espanhola proferirá a palestra Preditores da aprendizagem da língua escrita, aos professores da Rede de Ensino da cidade e aos demais interessados no assunto.

A pesquisadora Liliana Tolchinsky é uma referência na área dos estudos sobre aquisição da linguagem, e seu trabalho se destaca pelas pesquisas que desenvolve no campo da educação básica de Barcelona. Sua trajetória é marcada por investigações sobre processos de leitura e de escrita de crianças dos anos iniciais.

No Brasil, a autora tem, ao menos, três publicações de grande circulação entre pesquisadores e professores alfabetizadores, as quais estão referidas a seguir:

TOLCHINSKY, Liliana& TEBEROSKY, Ana. Além da Alfabetização, São Paulo: Editora Ática, 1996.

TOLCHINSKY, Liliana. Aprendizagem da Linguagem Escrita – processos evolutivos e implicações didáticas, São Paulo: Editora Ática, 1995.

TOLCHINSKY, Liliana. Ler e Escrever na Diversidade. in F.C. Pérez e, J.R. Garcia (orgs.) Ensinar ou Aprender a Ler e a Escrever? Porto Alegre: Artmed, 2001.

O quê? Palestra com a Professora Liliana Tolchinsky – Preditores da aprendizagem da língua escrita

Onde? Auditório Dom Antônio Zattera – Campus I daUCPel

Quando? 27 de março (quarta-feira) às 16h

A entrada é franca.

Publicado em 27/03/2013, na categoria Notícias.