Início do conteúdo

UFPel ganha Quatro em 1ª avaliação do MEC

A Universidade Federal de Pelotas recebeu, no dia 11 de maio, o relatório da avaliação in loco do Recredenciamento Institucional, referente à visita ao Campus Pelotas. O conceito institucional da UFPel relativo à visita foi o Quatro, considerando a qualidade da Instituição, nesta etapa, como Muito Boa. Conforme o Instrumento de Avaliação Institucional, o conceito varia de Um a Cinco, este último o nível Excelente.

A visita ocorreu de 2 a 6 de maio e foi conduzida por três especialistas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação. A próxima fase da avaliação, a ser realizada em breve, compreenderá o Campus Capão do Leão, que receberá também um conceito, para compor, a partir daí, o Conceito Institucional Final da Universidade.

O processo é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que busca uma melhoria desse setor do sistema educacional brasileiro. Entre os critérios que são utilizados para a avaliação, estão o planejamento e a avaliação institucional, que aborda elementos como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); o desenvolvimento institucional, onde são avaliados dados como a responsabilidade social; as políticas acadêmicas, entre as quais as atividades-fim de ensino, pesquisa e extensão e a própria relação da Universidade com a sociedade; e as políticas de gestão e a infraestrutura física, onde estão inclusas as bibliotecas, laboratórios, instalações e a acessibilidade.

A Administração Superior da Universidade está agradecendo a participação e o envolvimento de toda a comunidade UFPel no processo.

Publicado em 11/05/2017, em Manchete.