Casa do Estudante: PRAE realiza atividades para melhora na qualidade de vida dos moradores

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFPel (PRAE) promove neste sábado (6) uma mateada celebrando o lançamento do projeto “Estímulo à aprendizagem mediante a promoção da saúde dos alunos da UFPEL: uma tarefa transdisciplinar”. O evento é dirigido aos alunos moradores da Casa do Estudante da universidade e tem como objetivo oferecer oficinas relacionadas à promoção da saúde e aprendizagem com vistas à melhoria de sua qualidade de vida.

A mateada ocorrerá na rua General Telles, ao lado da Casa do Estudante da UFPel, entre as ruas Andrade Neves e Quinze de Novembro, das 14h às 17h. Na programação, estão previstas mateada com pipoca, degustação de sucos, orientações gerais sobre alimentação, cálculo do IMC, identificação de intolerâncias ou restrições alimentares e medição de circunferências, peso, altura. Além disso haverá atividades culturais e esportivas como slack line, roda de violão, improviso musical, testes de atenção e memória. Também serão realizadas inscrições para as futuras oficinas e ações do projeto.

Qualidade de vida
O projeto surgiu de uma pesquisa realizada em 2013, onde foram identificados aspectos importantes sobre saúde, aprendizagem e qualidade de vida dos referidos alunos, que fundamentou as ações propostas pela PRAE. A partir do lançamento do projeto, serão realizadas oficinas e atividades que contemplam a prática de exercícios físicos, esportes, orientações para uma alimentação saudável, oficinas de autorregulação da aprendizagem, oficinas de música, expressão corporal, caminhadas orientadas, entre outras ações.

Essa iniciativa faz parte de um trabalho com atividades contínuas dentro da Casa do estudante e vem para atender uma reivindicação dos moradores, entregue à Reitoria em 13 de junho de 2014, na qual, dentro outras exigências, constam “Visitas periódicas da coordenação da PRAE na casa do estudante para verificação de demandas” e “ Visita mensal da equipe da PRAE (assistentes sociais e psicólogos) para acompanhamento dos alunos”.

Atendendo esse pleito, será levado, além do pedido, uma equipe multidisciplinar, com uma periodicidade maior e a possibilidade de atender os alunos dentro do seu espaço de vivência.