Consun vota processos e aprova transmissão ao vivo

DSC_8428Numa reunião com cerca de duas horas de duração, o Conselho Universitário (Consun) da UFPel apreciou, na tarde desta quinta-feira (24), 12 processos sobre progressão docente, migração e criação de cursos, regimentos e modificações em organogramas de pró-reitorias. Foi aprovada, por unanimidade, a transmissão ao vivo, pela Internet, das reuniões do Conselho, o que deverá ser feito já no próximo encontro.

O Conselho aprovou a proposta, para fins de promoção docente, da Classe E, com denominação de Professor Titular, por sugestão do Cocepe, de alteração na Resolução 15 de 2015. Com a modificação, os professores não precisão mais apresentar o currículo Lattes e poderão optar qual o período que abrangerá o Memorial Descritivo. O protocolo do processo deve voltar a ser feito na CPPD (Comissão Permanente de Pessoal Docente), e não na Progep, como informado recentemente.

Quanto à extinção do Curso Superior Tecnológico em Gestão Pública, noturno, da Faculdade de Administração e Turismo (FAT), o Consun optou, antes de votar o tema, que se faça um estudo de demanda entre os técnicos. O estudo poderá apontar, inclusive, a criação de cursos de pós-graduação na área. O curso formou duas turmas e surgiu para atender uma parceria com o IFSul.

Migrações
Atendendo às modificações implantadas na área do ensino a distância na UFPel, o Consun aprovou as migrações dos cursos de Educação (Pedagogia, Educação do Campo e Mídias da Educação) para a Faculdade de Educação e o de Espanhol para o Centro de Letras e Comunicação.

Outras migrações aprovadas nesta tarde foram as dos cursos de Engenharia do Petróleo, de Engenharia Geológica e de CST em Geoprocessamento para o Centro de Engenharias e do curso de Especialização em Gráfica Digital do IFM para a Faculdade de Arquitetura.

Foram criados os cursos de Especialização em Estatística Aplicada e Biometria, do IFM, e de Especialização a Distância em Engenharia de Biossistemas, do Centro de Engenharias. Prosseguindo com a pauta, o Consun aprovou também os Regimentos do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg) e do Laboratório de Urbanismo (LabUrb) da Faculdade de Arquitetura.

Organogramas
Duas pró-reitorias tiveram seus organogramas modificados, em função da necessidade de atender à implantação de novas políticas na Universidade. As mudanças não implicam em criação de novas funções. Praticamente são apenas trocas de denominações e de status entre setores. Na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, as mudanças são feitas em função de políticas nas áreas de Saúde e de Segurança do Trabalho. Na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, as modificações ocorrem com o objetivo de conceder novos espaços para a concepção e aplicação de políticas mais gerais para os estudantes, não necessariamente assistenciais, de áreas como a de gênero, por exemplo.

Entre as últimas pautas em análise, a prorrogação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) até março de 2015, para dar tempo à Comissão que elabora o novo Plano de concluir seus trabalhos. A prorrogação foi aprovada.

Transparência
DSC_8423O Consun recebeu muito bem, e aprovou por unanimidade, a proposta da Administração Superior de transmitir, ao vivo pela Internet, as sessões do Conselho. O reitor Mauro Del Pino, presidente do Consun, lembrou que a proposta faz parte do conjunto de ações que a gestão quer implantar para oferecer mais transparência na Universidade e citou exemplos de outras instituições que já transmitem as sessões de seus conselhos, como a UFSM e a UFRJ, esta última inclusive com imagem. Na UFPel, inicialmente, as transmissões serão apenas com som, por limitações técnicas, mas assim que aumentar a capacidade da rede de Internet na Universidade a ideia é que seja também com imagens. Já a próxima reunião do Consun deverá ser transmitida ao vivo pela Internet.

Homenagem
No começo da sessão, o Consun realizou um minuto de silêncio pelo falecimento, aos 90 anos, nesta quinta-feira (24), do professor aposentado da UFPel Carlos Rodrigues Peixoto. Engenheiro agrônomo admitido na Universidade através de concurso público em março de 1962, pertenceu ao antigo Instituto de Química e Geociências (IQG), do qual foi o primeiro diretor, quando da criação da UFPel. Ocupou esse cargo em diversas gestões, tendo  sido, também, diretor da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem). Na condição de membro mais antigo do Conselho Universitário, ocupou a Reitoria em várias oportunidades.

Publicado em 24/07/2014, na categoria Notícias.