Pixo Envelhecer no Lugar 1 é lançada. Próxima revista abre chamada
A revista Pixo número 13 está lançada. O tema é Envelhecer no lugar 1. Veja em https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/pixo/issue/view/984 . Ao mesmo tempo, a revista, dedicada à arquitetura, cidade e contemporaneidade, chama para a sua 16a. edição, para o envio de artigos, ensaios e parede branca (imagens, vídeos, desenhos, pequenos textos,), com a temática PROJETO, PARAMETRIA E TECNOLOGIA.
O termo Parametria, transposto da matemática (equações paramétricas) é aqui utilizado com o propósito de refletir sobre os significados que tem adquirido junto à ação de Projetar. Tem sido relacionado, frequentemente, mas não exclusivamente, às tecnologias computacionais, tratando de constituir um sistema, de regras associativas explícitas entre parâmetros, capaz de descrever estruturas e/ou comportamentos, podendo incluir graus de restrição e de liberdade.
Associado aos meios contemporâneos de produção, seja a partir do binômio desenho paramétrico e fabricação digital ou da abordagem BIM, a parametria pode ser interpretada como intrínseca ao fazer arquitetônico, identificando-se na história mais distante, como pode ser o processo projetual empregado por Alberti, ou mais recente, como nos empregados por Gaudí ou Frei Otto.
Sob esta abordagem, tem-se o propósito também de discutir a parametria no sentido da compreensão e exploração de um mundo codificado, no qual tentamos tomar consciência e explicitar parâmetros involucrados na complexidade que possa envolver o processo de projeto, para então modelar e simular. Pensar a parametria associada aos recursos tecnológicos tem ampliado possibilidades para considerar parâmetros de diferentes ordens, para muito além da forma. Desta maneira, a provocação é pensar a parametria a partir de perspectivas diversas, desde a História, Teoria, Representação, Gestão, Adequação Ambiental, Eficiência Energética, Estrutura e Materialidade das construções. Questões como de que forma a parametria pode potencializar o processo de projeto e o quanto esta possibilidade tem exigido uma revisão quanto ao papel da tecnologia junto a este processo?
Este número espera reunir reflexões e experimentações que associem então Projeto, parametria e tecnologia no campo da arquitetura e urbanismo, seja no âmbito do ensino, da pesquisa ou da extensão, abordando os seguintes tópicos: Método de Projeto de Arquitetura e Urbanismo; Dimensão histórica, cultural e tecnológica do conceito de Parametria; Projeto e Desenho paramétrico; BIM no projeto de Arquitetura e Urbanismo; Gestão do Projeto; Desempenho da Edificação desde o ético, estético, estrutural, conforto (térmico, acústico, lumínico, geração de energia); Eficiência Energética no edifício; Desenho paramétrico e Fabricação Digital; Transdisciplinaridade e parametria; Inteligência artificial e big data; Teorias e práticas de projeto em contextos digitais; Investigação projetual em contextos digitais; Projeto colaborativo e coletivo em contextos digitais; Modelagem paramétrica e algorítmica; Projeto baseado em performance; Sistemas generativos; Sistemas complexos e auto-organizados; Gramática da forma, Fabricação digital; Prototipagem rápida; Construção automatizada; Robótica; Fab labs; Informação, modelos e simulações (Building information modeling; Sistemas de informação geográfica; Processamento e visualização da informação; Cidades inteligentes; Big Data); Algoritmos genéticos no projeto de arquitetura e; Otimização do desempenho de edificações.
A submissão de trabalhos, necessariamente inéditos, deverá ser feita pelo sistema (cadastro em https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/pixo/index), cadastrando-se como “autor”, entre os dias 16/08/2020 e 15/11/2020.
Edição temática PROJETO, PARAMETRIA E TECNOLOGIA é dirigida pela professora Adriane Borda Almeida da silva e pelo professor Eduardo Grala da Cunha.