Sala virtual atende estudantes em busca de apoio e acompanhamento pedagógico

Os estudantes da Universidade Federal de Pelotas ganharam, nesta semana, mais uma ferramenta para apoio pedagógico, especialmente no contexto do isolamento social imposto pela pandemia do novo Coronavírus: uma sala virtual de atendimento, ligada ao Programa de Intervenção, Apoio e Acompanhamento Pedagógico (Piape), voltada ao diálogo e à interação com alunos.

A ideia é proporcionar aos participantes atividades interativas de modo a minimizar o impacto que o isolamento pode causar a cada indivíduo. Serão dicas e ferramentas para auxiliar nos estudos, com alguma ênfase às ações que estão sendo propostas a distância; mas também momentos de descontração, como leitura literária, poesia, partilha de histórias de superação, entre outros.

Segundo a coordenadora do Piape e idealizadora da Sala Virtual, Lúcia Peres, o que se requer é que se faça do cotidiano um verdadeiro ato pedagógico: “A hora agora é de frear ataques de toda forma que não seja vida e potencializar ao máximo o nosso poder criador, recriando outras possibilidades de conviver”. A proposta é abrir um espaço positivo e propositivo, especialmente como antídoto à epidemia de tristeza e ansiedade trazida pela pandemia e pela quarentena.

Inicialmente, a Sala estará disponível todos os dias, das 15h às 17h. No entanto, Lúcia destaca que os estudantes podem demandar outros momentos, podendo ser construídas novas possibilidades. A ferramenta online permite funcionalidades como bate-papo em vídeo, apenas áudio ou até mesmo chat de texto.

O espaço pode ser acessado por meio deste link.

Partilhas e incentivos

Na tarde de terça-feira (24), a reportagem da Coordenação de Comunicação Social da UFPel pode participar da primeira sessão da Sala Virtual, onde pode encontrar o ambiente proposto pelo Piape. Entre as reflexões realizadas, esteve a das novas formas de ver e viver o mundo que o desafio do isolamento está propondo: “Todas as coisas servem para nos ensinar”, destacou Lúcia durante o encontro.

Entre as dicas de estudo citadas, estiveram: a necessidade em se manter um horário fixo para a atividade, com uma duração determinada; caso o aluno não tenha o hábito do estudo, começar com um período mais curto, sendo estendido até um limite de duas hora; desligar-se das redes sociais; escrever um relato com as dificuldades e sucessos do processo.

Acompanhamento Pedagógico

A Sala Virtual é uma extensão da Sala de Acompanhamento Pedagógico Complementar, ação do Programa de Intervenção, Apoio e Acompanhamento Pedagógico (Piape), que busca abrir um espaço para que os estudantes da UFPel possam encontrar apoio para organizar seus estudos, melhorar seu desempenho e partilhar suas angústias relacionadas à vida acadêmica.

Publicado em 25/03/2020, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.
Marcado com as tags coronavirus.