Projeto da UFPel divulga o Índice de Satisfação dos Usuários com a telefonia
O Barômetro da Qualidade dos Serviços Contínuos, projeto unificado da FAT/UFPel (pesquisa e extensão), acaba de divulgar os índices de qualidade e de valor percebido na telefonia no Estado do Rio Grande Sul. O levantamento foi feito pela internet, entre os dias 17 de setembro de 2019 a 17 de outubro de 2019, e buscou avaliar a satisfação dos consumidores com os serviços oferecidos pelas quatro principais operadoras de telefonia.
Os resultados sugerem que os serviços oferecidos aos usuários são apenas razoáveis, ou seja, são satisfatórios em alguns aspectos, mas deixam a desejar em outros. Três, das quatro operadoras pesquisadas, apresentam níveis semelhantes de satisfação em aspectos fundamentais, como a conveniência dos serviços, a capacidade de satisfazer às expectativas dos clientes e o valor percebido nos serviços que são entregues. Uma, das quatro companhias, se destaca por apresentar baixo “valor percebido” (relação benefício/custo) e alta propensão ao abandono por parte dos seus clientes.
Para evitar constrangimentos as marcas das operadoras foram substituídas aleatoriamente pelas letras “A”, “B”, “C” e “D”. Os resultados individualizados poderão ser solicitados por cada operadora, para fins gerenciais, caso desejem. A íntegra do trabalho encontra-se disponível aqui.