UFPel inserida nas instâncias externas de participação e desenvolvimento
A representação institucional se constitui em uma efetiva forma de inserção da Universidade no território em que atua ao proporcionar relações de colaboração com os mais diversos organismos públicos, governamentais e não governamentais, e junto às entidades que compõem a sociedade civil organizada no âmbito municipal, regional e nacional.
Atualmente a UFPel está representada em 52 espaços consultivos e deliberativos mediante a atuação de 111 servidores, professores e técnico-administrativos do quadro efetivo, designados por ato oficial do Reitor.
Além de contribuir para a gestão democrática das políticas públicas e de proporcionar entregas de conhecimento e tecnologias capazes de influenciar o contexto socioeconômico e cultural, a participação ativa da UFPel nas várias estruturas externas pretende, também, viabilizar a recolha das variações sociais para repercussão no realinhamento do planejamento institucional.
A cargo do Núcleo para a Inserção Territorial da CDIT/PROPLAN, ações para organizar e qualificar os processos de representação vêm se firmando na UFPel. Nesse propósito, foi emitida a Portaria nº 1.312 de 20/05/2019, que dispõe sobre o processo de designação, as responsabilidades dos servidores representantes e os procedimentos técnicos de acompanhamento.
A lista das representações vigentes pode ser visualizada no site da PROPLAN em:
Veja a portaria em https://sei.ufpel.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=640601&id_orgao_publicacao=0