Ouvidoria, ferramenta de comunicação e desenvolvimento
Denúncias, reclamações, pedidos de informações, sugestões e elogios. Neste sábado, 16 de Março, data em que transcorre o Dia do Ouvidor, é tempo de lembrar, e celebrar, quem atende a tudo isso dentro das instituições. Na UFPel, a Ouvidoria tem desempenhado papel fundamental na comunicação entre as comunidades interna e externa com a Universidade, constituindo-se em ferramenta de escuta, integração, controle de qualidade e desenvolvimento.
A Ouvidoria tem como base de suas ações pressupostos constitucionais, como legalidade, legitimidade, imparcialidade, moralidade, publicidade e eficiência, com eficácia, e tem servido como mediadora dos interesses do cidadão junto ao Estado. O setor prima pela realização dos direitos do cidadão, garantindo atendimento de excelência às manifestações, no sentido de dar transparência às ações da Academia e de fortalecer e aprimorar constantemente a consecução de políticas e de serviços públicos.
Tendo a participação social como meta, a Ouvidoria não se constitui como órgão responsável por apontar defeitos, mas sim como parceira do controle social da qualidade do serviço público, auxiliando na busca de solução para os problemas da Instituição, conforme orienta a Controladoria Geral da União (CGU).
A Ouvidoria na Universidade é instrumento de valorização da integração da sociedade na gestão estratégica, voltado para a melhoria dos serviços prestados, possibilitando ao gestor acesso a informações que resultam em mudanças estruturais e avanços na Instituição.
Nesse sentido, a Ouvidoria funciona como parceira na identificação de fragilidades ou potencialidades e na busca de soluções para problemas, atuando na operacionalização e na qualificação da participação social, na democratização das rotinas e processos de decisão institucional, proporcionando um diálogo entre o cidadão e o Estado.
O serviço de Ouvidoria contribui para a oxigenação da Instituição, fornecendo subsídios para mudanças e para a flexibilização, assim como atua na qualificação da Universidade, procurando, com suas práticas, melhorar a sua imagem perante a comunidade.
Como fazer uma manifestação?
Em fevereiro de 2017, a UFPel aderiu ao sistema e-Ouv, um canal integrado para encaminhamento de manifestações, denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios a órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. Este sistema está disponível na Internet e funciona 24 horas. Pode ser acessado pelo link Acesse o e-Ouv.
Tipos de manifestações
Elogios a procedimentos e ações de servidores técnicos ou docentes da UFPel.
Denúncias sobre irregularidades. Todas as representações e denúncias acerca de lesão ou ameaça de lesão ao patrimônio público ou improbidade administrativa são encaminhadas à Procuradoria da UFPel, que instaura os procedimentos administrativos nesses assuntos.
Pedido de Informações de qualquer tipo. Neste ponto é importante frisar, lembram os ouvidores da Universidade, que a Ouvidoria é a última instância a qual recorrer, porque todos os setores da UFPel têm seus sistemas de informações.
Reclamações relacionadas a falhas administrativas ou ao fornecimento de serviço público, como sugestões para o aprimoramento da prestação de serviços; atrasos evitáveis; desobediência aos procedimentos estabelecidos; ofensa ou descortesia; decisões não fundamentadas; e resposta incompleta ou fora do prazo estabelecido.
Sugestões que visem a melhora nas práticas e atividades realizadas pelos órgãos internos da UFPel e por seus colaboradores.
Identificação
A identificação, em qualquer um dos casos, é necessária e determinada pela Constituição Federal. Ao encaminhar alguma manifestação, o cidadão deverá estar ciente de que todos os envolvidos serão informados do conteúdo da demanda. As informações que devem estar protegidas pelo sigilo devem ser identificadas claramente pelo cidadão quando da apresentação da manifestação. A Ouvidoria mantém em sigilo a identidade de todos os cidadãos e os materiais eventualmente encaminhados.
Contatos na UFPel
https://wp.ufpel.edu.br/ouvidoria/ .
(53) 3284-4098.