Um Dia para marcar a Luta da Mulher Negra Latina e Caribenha

Elas são menos de cinco por cento do corpo discente na graduação presencial, pouco mais de três por cento na educação a distância e praticamente um por cento na pós-graduação. Os números dimensionam a presença da estudante negra na UFPel. O 25 de Julho, esta quarta-feira, foi a data escolhida para homenagear a luta das mulheres negras latino-americanas e caribenhas.

Na Universidade, a data será marcada pela realização, de quinta-feira (26) a sábado (28), do Seminário “Discutindo o 25 de Julho, o que eu tenho a ver com isso?”.

O encontro é promovido pelo Núcleo de Ações Afirmativas (Nuaad), Núcleo de Gênero (Nugen) e Coordenadoria de Inclusão e Diversidade (CID) e será realizado, nos dois primeiros dias, das 17h30min às 21h, e no último dia das 13h30min às 17h. O Seminário tem entrada gratuita e ocorrerá no Auditório Térreo do Campus II da UFPel, localizado na rua Almirante Barroso, 1.202, em Pelotas.

Para a professora Rosemar Lemos, coordenadora do Nuaad, as mulheres negras enfrentam dificuldades na conquista de espaços na sociedade por conta dos preconceitos racial e de gênero e isso tudo acaba por refletir na baixa representação em todas as esferas.

O evento vai apresentar à população acadêmica e comunidade em geral cinco temas que são primordiais, envolvendo a mulher. Serão discutidos educação, violência contra mulher, saúde mental da mulher, ícones negros e empreendedorismo. De acordo com a organização, esses temas reforçam a luta dos movimentos sociais, e especialmente da mulher negra. Durante três dias o encontro contará com presenças ilustres de mulheres que denominam os assuntos propostos pelo Seminário.

As inscrições podem ser realizadas pela Internet e no local. O evento disponibilizará um certificado de 11 horas aos participantes.

Mais Informações na página do evento no Facebook.

Faça sua inscrição aqui.

Presença de estudantes negras no ensino da UFPel

Graduação presencial Total de alunos matriculados 15639
Total de alunos do sexo feminino 8470