Projeto Gama mostra resultados positivos

Vigente desde 2010, o trabalho apresenta resultados acima de 50% em todas as modalidades de análise

Desde 2010, o Projeto Gama, inicialmente chamado de Projeto Top Cursos de Matemática Elementar Matemática Básica e Iniciação ao Cálculo, vem ajudando alunos  das áreas de Exatas. O projeto consta de um sistema de dados que relaciona cada aluno com seu desempenho na faculdade, sendo possível observar o impacto das aulas do Gama conforme sua rotina de comparecimento às aulas.

Desde sua criação, a aprovação dos alunos frequentes se manteve em sua maioria maior que 50%. Em 2017/2, por exemplo, a aprovação em monitoria dos alunos que estiveram presentes em oito monitorias teve um percentual de 71% de êxito. Esse dado se encontra presente no site do Gama, na aba de histórico.

Segundo Cícero Nachtigall, coordenador do Gama,  a percepção da necessidade inicial do projeto veio conforme as mudanças no acesso à Universidade. Sua ideia piloto era de dar suporte aos alunos em conceitos básicos da Matemática, puxando assuntos referentes ao ensino fundamental e médio. Com aulas de matemática básica, o chamado Curso Preparatório para o Cálculo, na última semana do recesso acadêmico para alunos ingressantes, que se mantém até hoje, os professores e bolsistas procuram resolver buracos no aprendizado que podem interferir na aprendizagem dos conteúdos de Cálculo e outras disciplinas que envolvem matemática.

Conforme o crescimento do projeto, foram acrescentadas duas novas modalidades de aula, o reforço e a monitoria. O primeiro ocorre aos sábados e tem como objetivo auxiliar em conteúdos universitários, dando suporte ao aluno nas disciplinas de Alga (Álgebra Linear e Geometria Analítica) e Cálculo, com aproximadamente 40 vagas disponíveis numa aula que aborda seis assuntos. A monitoria funciona durante a semana em que simplesmente o bolsista se mostra à disposição de alunos para tirar dúvidas e esclarecer conceitos.

Recentemente, foi criado um canal no YouTube com aulas gravadas dos módulos dados nos cursos aos sábados, a conta já contém cerca de 22 aulas de Matemática Básica, referentes ao curso de fim de recesso. O nome do canal está registrado como Projeto Gama.

Publicado em 24/07/2018, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.