Conservatório realiza recital de flauta solo, com Raul Costa d’Ávila
Em mais uma atividade comemorativa aos Cem Anos do Conservatório de Música da UFPel, no dia 13 de julho, às 19h30min, no auditório Milton de Lemos, na rua Félix da Cunha, 651, será realizado o Recital de Flauta Solo Serenata Brasiliana, com o flautista e professor Raul Costa d’Ávila. A entrada é franca. No programa obras de Valle, Guarnieri, Guerra-Peixe, Villani-Cortes, Perdigão, Krieger e do próprio flautista. O evento contará com a participação de Mayara Araújo, formanda do curso de Flauta da UFPel.
Raul Costa d’Ávila
Doutor em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia, sob orientação do professor Lucas Robatto. Formou-se com Expedito Vianna (UFMG) e fez cursos com Artur Andrés (UFMG), Odette Ernest Dias (FEA/BH), Keith Underwood (EUA), Marcos Kiehl (FMCG), Pierre-Yves Artaud, Antônio Carlos Carrasqueira (Festivais de Inverno UFMG), Felix Renggli.
Professor do curso de Flauta Transversal da Universidade Federal de Pelotas desde 1989. Mineiro de Ubá, iniciou os estudos de flauta com Milton de Abreu d’Avila, seu pai, ingressando mais tarde no Conservatório Estadual de Música Professor Theodolindo José Soares, em Visconde do Rio Branco / MG.
Vem participando de vários acontecimentos musicais, entre eles o Festival Internacional de Flautistas, promovido pela Associação Brasileira de Flautistas (ABRAF), Encontros Estaduais de Flautistas do Rio Grande do Sul (2009 / UFSM, 2010 / UFPel, 2011 / UFRGS, UFSM / 2014); II Matrola Fluteclass (UFSM / 2013), UFPel / 2015; UFRGS / 2016); BABEL, Festival de Música Contemporânea (Porto Alegre / 2013); 1º Festival Latino-Americano de Música Contemporânea de Pelotas (2012); IV Convention Françaiese de la Flûte (Paris / 2012); Cycle de Musique Contemporaine du Brésil (Paris / 2010); VI Contemporâneo RS / Pelotas (2009), entre outros.
Editor do livro, em parceria com Valentia Daldegan, Pattapios – coletânea comemorativa aos 20 anos da Abraf (Associação Brasileira de Flautistas) (Antigoa Typographia, 2014). Autor do livro “A Articulação na Flauta Transversal Moderna: uma abordagem histórica, suas transformações, técnicas e utilização” (Editora da UFPel/2004). Autor da tese “Odette Ernest Dias: discursos sobre uma perspectiva da pedagógica da flauta”. Coordenador da pesquisa “A pedagogia contemporânea da flauta no Brasil: discursos de práticas pedagógicas”. É Secretário da Associação Brasileira de Flautistas (2015-2018).