UFPel participa de Fórum de Integração entre educação básica e superior

A aproximação entre instituições e saberes é a tônica do 1º Fórum de Integração entre Ensino Superior e Educação Básica, que está sendo realizado durante esta terça-feira (26) no Auditório do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul). O encontro é uma iniciativa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), IFSul, 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED).

Diálogo, aproximação, parceria e compromisso foram alguns dos conceitos exaltados durante a abertura do Fórum. Reunidos, professores de cursos superiores e escolas das redes municipal e estadual puderam dar início a um relacionamento mais direto e integrado, debatendo temas como formação inicial e continuada e qualificação da integração das instituições.

Para o reitor da UFPel, Pedro Curi Hallal, o encontro simbolizou que a Universidade “desce do pedestal” em que se colocou em algum momento do passado para se tornar parceira da educação básica. “A UFPel esteve fechada nela mesma e interagindo pouco. É muito importante que esse movimento do Fórum acabe de vez com esse posicionamento”, disse o dirigente, ressaltando o forte compromisso da Instituição com o ensino de base.

O reitor falou ainda que a Universidade repensou e reestruturou o Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE), ampliando o número de vagas e valorizando o município e a região. Ao mesmo tempo, destacou o momento de recursos escassos e investimentos congelados em educação. “Com a PEC 241, o orçamento de custeio e capital diminui a cada ano. Nesse momento extremamente delicado para a educação pública no país, fico feliz em ver que podemos nos unir”, disse.

Publicado em 26/06/2018, nas categorias Destaque, Notícias.