COCEPE aprova edital de vagas docentes para cursos do Reuni

O Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da UFPel (COCEPE) aprovou na manhã desta quinta-feira (30), edital para distribuição de vagas docentes para os cursos criados no âmbito do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Serão alocadas vagas docentes em regime de 40h com dedicação exclusiva para atender áreas de conhecimento que ainda estejam deficitárias nos cursos de graduação.

A distribuição dessas vagas será baseada na necessidade de atendimento aos projetos pedagógicos dos cursos de graduação. A necessidade será avaliada pela quantidade de disciplinas diferentes sob responsabilidade de cada professor do curso. Serão consideradas todas as disciplinas obrigatórias, adicionadas de até 15% deste número em optativas. A métrica é bastante simples: um escore de três significa que cada professor do curso ministra, em média, três disciplinas diferentes em cada ano.

Somente cursos com escore de 1,5 ou superior serão elegíveis. Para aqueles que atingirem tal marca, será alocada uma vaga por curso. Os efeitos desse edital são válidos para as vacâncias por aposentadoria ocorridas até 31 de dezembro de 2018 ou até que cada um dos cursos classificados seja contemplado.

As inscrições deverão ser feitas pelos colegiados de curso interessados até o dia 22 de dezembro. O resultado final será divulgado no mês de fevereiro.

Para o vice-reitor da UFPel, Luís Amaral, o edital representa uma modificação inédita na forma de alocação das vagas na Universidade: “Estamos alocando as vagas para os cursos com maiores necessidades, ajudando assim a promover a equidade na UFPel”.

Destaca-se que essas vagas desse edital são específicas para os cursos de graduação criados durante o REUNI. Os demais cursos da UFPel seguem sendo atendidos via reposição de vagas de aposentadoria e editais de vagas estratégicas.

Publicado em 01/12/2017, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.